A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vem intensificando o trabalho para combater o número de faltosos a consultas, exames e cirurgias realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Petrolina, cerca de 40% dos pacientes que realizam marcações, não comparecem para a realização dos procedimentos. Segundo estudos, o índice aceitável é em média de 20% de faltosos.
“Faltar a consultas com especialistas e a exames médicos marcados através do Sistema Único de Saúde, traz sérios problemas, que vão desde a efetivação e controle das marcações, considerando a importância da redução da fila de espera, até a otimização da oferta de consultas e exames, disponibilizada pela Secretaria de Saúde. Isso prejudica não apenas o funcionamento do serviço mas, sobretudo, os demais pacientes em espera, pelo atendimento”, frisou a secretária executiva de Gestão do SUS, Cássia Guimarães.
A orientação é que o paciente que estiver impossibilitado de ir aos agendamentos comunique em tempo hábil. “Isso permitirá que a equipe de marcação aproveite a vaga para outra pessoa que está aguardando. Outra orientação é que o paciente mantenha sempre o endereço e os telefones atualizados nas unidades”, alertou a secretária.