Operação Negócio da China II: Servidor de ministério em esquema de fertilizantes atua em Petrolina, diz delegado

0
Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Juazeiro e outros nove em Petrolina. (Foto: Reprodução)

Um servidor de carreira [concursado] do Ministério da Agricultura é um dos elos das ações que resultaram na chegada de fertilizantes adulterados na região de Juazeiro (BA). Em coletiva desta quarta-feira (14), o delegado da Polícia Federal Wilson Brito, que comanda a Operação Negócio da China II, disse que o homem facilitava o esquema com a chegada dos produtos ainda inalterados da China via Porto de Recife e São Paulo.

O servidor atua na cidade de Petrolina (PE), vizinha a Juazeiro (BA). Além dele, outras pessoas são investigadas. Uma delas foi alvo da Operação Negócio da China I, deflagrada em 2005 pela Polícia Civil da Bahia e pela Adab [Agência Estadual de Defesa Agropecuária]. O delegado informou ainda que em 2008, a PF de Juazeiro fez uma ação para combater a prática. No entanto, os crimes continuaram.

Até o momento, em torno de dois mil litros de fertilizantes foram apreendidos desde as primeiras horas da manhã quando a operação foi deflagrada. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Juazeiro e outros nove em Petrolina. (Fonte: BN)