Divulgando ações nas áreas da agricultura, infraestrutura, saúde, saneamento, desenvolvimento social, o prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai, fez um balanço positivo dos seis primeiros meses da sua gestão. Em entrevista ao Nossa Voz de hoje (19), o gestor elencou as principais obras já empreendidas e destacou o zelo com os recursos públicos.
“Mudamos algumas coisas na política legislativa, retomamos alguns serviços de saúde, retornamos com o bloco cirúrgico em Cabrobó e voltamos a fazer cirurgias na nossa cidade. Demos ordens de serviço de calçamento, de pelo menos quatro ruas, e a pavimentação de uma avenida vai estar acontecendo essa semana. Criamos programas importantes como a CNH Popular em nosso município e o auxílio empreendedor, o Construindo Sorrisos. Estamos encaminhando um Projeto de Lei para criar um auxílio ao esporte, o Bolsa Atleta. Conseguimos atrair investimentos para Cabrobó, construção de escolas, creches, refizemos 80% da recuperação de todas as estradas da zona rural, vários atendimentos na área de saúde com especialidades médicas. Tem muita coisa boa acontecendo, o Corrente do Bem, de apoio a solidariedade em nosso município”, elencou.
Sobre a previsão continuidade de obras iniciadas em outras gestões, Galego de Nanai esclareceu que está fazendo uma auditoria desses empreendimentos públicos e em um deles já foram encontradas contradições sobre o valor investido e a realidade encontrada. “É prudente que todo gestor que assuma uma prefeitura antes de fazer qualquer intervenção em obra pública, faça um auditoria para verificar a regularidade. Temos algumas obras que visualmente não pareciam estar em conformidade, como a obra da Orla da cidade e fizemos auditoria que apontou algumas irregularidades nessa obra, uma questão complexa. Estamos encaminhando uma notificação formal para a empresa e também ao ex-gestor que era responsável, à época, pela obra, para que ele possa oferecer os esclarecimentos necessários. Mas é uma questão de prudência. Acho que a gente tem que ter zelo com recursos públicos, o dinheiro não é nosso, é do povo e a gente tem que prestar contas de tudo isso ao povo”.
Questionado sobre detalhes das possíveis irregularidades, já identificadas, o prefeito de Cabrobó revelou alguns detalhes. “Existem algumas medições que ultrapassam o que realmente foi executado, algumas inconformidades. Mas nós vamos notificar a empreiteira e o gestor da época para que ele possa oferecer a sua defesa. Não vou mexer em uma coisa que aparentemente apresenta irregularidades para depois também me tornar responsável por algo que não fiz”.
Sobre as críticas da oposição feitas sobre a divulgação das ações de Galego de Nanai em outdoors instalados em outras cidades, o gestor lamenta. “A gente fica triste de ver um questionamento dessa natureza. Hoje um dos principais estigmas que Cabrobó sofre é de uma cidade violenta, que sofreu por um bom tempo essa onda e o pessoal ainda taxa a nossa cidade como violenta e que a gente tem feito um movimento muito forte de tentar mudar a imagem de nossa cidade no nosso estado e na nossa região”.
Entre as iniciativas destacadas, estão as realizações de eventos esportivos e culturais de proporções estaduais. “Para mudar essa imagem a gente tem que investir em publicidade, em divulgação. Estamos levando para Cabrobó eventos estaduais, a Copa Sertão de Futsal acontecerá em Cabrobó, a Copa dos Campeões de Futsal de Pernambuco será realizada em Cabrobó. Eu estive na Federação Pernambucana de Futsal essa semana, fechei com Luiz Cláudio. A Copa Pernambucana de Bandas de Fanfarra será sediada em Cabrobó esse ano. São eventos que estamos levando para melhorar a imagem da nossa cidade”.
Por fim, o prefeito destacou que a eficiência da sua gestão tem limitado os assuntos abordados por seus adversários. “Que bom que estão criticando o que a gente está divulgando, não estão criticando por a gente não estar trabalhando. Acho que é algo positivo, se estão falando mal disso é porque não estão encontrando outras coisas para falar. Paciência, a oposição tem o papel dela para desenvolver. A gente respeita o papel do parlamentar, mas eu continuo pensando que é fundamental fazer uma divulgação de Cabrobó, mudar um pouco dessa imagem que a cidade ainda possui de violência, de tráfico, são situações que não condizem mais com a realidade da nossa cidade a gente precisa construir uma nova temática”.