Para não haver sobra de doses da vacina contra Covid-19 num momento onde muitos almejam se vacinar e ainda não chegaram à faixa etária correspondente, Petrolina criou a “xepa” da vacinação, onde maiores de 18 anos interessados em ter acesso ao imunizante fazem o cadastro no site da prefeitura e são avisados quando há doses remanescentes, perto do horário de fechamento dos locais de vacinação. O objetivo é evitar o desperdício, já que a vacina tem uma validade pequena após a abertura do frasco.
Porém, algumas pessoas, mesmo após o cadastro na plataforma da “xepa”, têm deixado a oportunidade passar. De acordo com a Diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade, as equipes de saúde tentam ligar para muitos contatos cadastrados e não têm êxito. “A gente solicita às pessoas que se cadastraram que fiquem atentos às ligações em seu telefone, que fiquem atentos se estão preenchendo os dados de forma correta, pois temos nos deparado com a situação recorrente de tentar telefonar e não conseguir. Como os imunizantes possuem uma validade muito curta após abertos, não podemos perder tempo ou correr o risco de haver desperdício de doses, quando tanta gente espera para se vacinar”.
Desde o início do cadastramento, no último dia 12 de julho, 36.167 pessoas já se cadastraram na plataforma da xepa da vacinação. “Nós estamos ansiosos para vacinar toda a população de Petrolina contra a Covid-19 o mais rápido possível. Infelizmente, mesmo na xepa, muita gente deixa de se imunizar por querer escolher o imunizante. A gente reitera que todas as vacinas são seguras e aprovadas pela Anvisa. Então, a gente reforça o pedido, que prestem atenção aos contatos na hora do cadastro, que fiquem atentos aos telefones e que faça uso da vacina quando chegar a sua vez”, finaliza Lorena.