Muitos brasileiros decidiram viajar de carro neste feriado da Páscoa. Por isso, a Polícia Rodoviária Federal elaborou algumas dicas importantes para quem vai pegar a estrada. A primeira delas é que o motorista faça um planejamento e se informe sobre as distâncias que vai percorrer, as condições do tempo, os pontos de parada, a existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada.
Além disso, é muito importante que o motorista faça uma revisão preventiva, e faça a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Verifique se os faróis estão em perfeito estado, para ver e ser visto, se os pneus estão calibrados e em bom estado, se o motor está revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia.
Outro ponto importante é verificar a presença e o estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente o estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo.
Depois de fazer o check-up no carro, é preciso lembrar que o motorista deve fazer pausas para descanso. O ideal é que o condutor programe paradas a cada 3 horas, pois quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. O condutor pode ter também sonolência, perda de reflexos e de força motora. Por isso, é importante dormir bem antes de qualquer viagem de carro.
Outra dica é procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, disponibiliza gratuitamente informações sobre o clima no endereço inmet.gov.br.
Quando estiver na estrada, fique atento às placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Se você passar por algum trecho que esteja em obras, a orientação é reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local.
Vale lembrar também que o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo e preserva vidas. Caso você tenha alguma emergência, ligue 191.
Com informações da Agência Rádio Mais