Por iniciativa da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), mais uma edição, em formato virtual do AESP Talks – Encontro de Profissionais, foi ao ar na última quarta-feira (28). A convidada para um bate-papo foi Melissa
Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media, que apresentou uma análise sobre o mercado publicitário. Vogel fez um panorama sobre a intensificação de consumo de mídias, as mudanças de comportamento da sociedade e a influência de marcas e empresas no cenário atual, em época de pandemia.
De acordo com levantamento, a televisão foi o meio de comunicação consumido por 91% das pessoas, percentual considerado estável em relação ao ano de 2020, quando a TV atingiu seu ápice, logo no início da pandemia, com maior número de audiência em comparação aos últimos cinco anos.
O rádio também foi protagonista em tempos de isolamento social e teve um aumento expressivo em sua audiência. De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados recorreram a esse meio de comunicação, que a partir de 2021, terá uma medição híbrida em sua audiência. A Kantar IBOPE Media vai monitorar em tempo real o consumo de streaming das emissoras por meio da ferramenta Extended Radio.
Melissa Vogel ressaltou ainda a importância da mídia digital para os meios tradicionais. “Durante todo período de pandemia, houve um aumento significativo da conectividade. Cada vez mais as pessoas estão buscando informações e consequentemente consumindo os meios, através também das plataformas digitais”, complementou.
Vogel finalizou sua explanação anunciando que, para o segundo semestre deste ano, será divulgado o Inside Radio, um estudo anual sobre o consumo de rádio e de áudio neste último ano. Esse levantamento será apresentado no dia 25 de setembro, data em que se comemora o Dia do Rádio.