Alunos terão a oportunidade de aprender técnicas de agropecuária e agroindústria
Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina, no Sertão do Estado, unidade vinculada à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), iniciaram, na terça-feira (3), o curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A formação profissional, que conta com dez alunos, terá três aulas semanais.
O curso dará aos jovens atendidos no sistema socioeducativo a oportunidade de aprender sobre agroindústria, agropecuária e zootecnia. As aulas, realizadas no Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, vão repassar aos aprendizes técnicas de manejo com bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves, além de viabilizar trabalhos em hortas orgânicas e produção industrial de alimentos.
“Temos meninos muito bem adaptados a esse curso, em que eles aprendem a parte industrial da produção agrícola e agropecuária. Esse curso veio para ajudar na reestruturação dos jovens e de suas famílias. Por isso, o índice de reincidência em atos infracionais entre os adolescentes atendidos na unidade de internação da Funase em Petrolina é cada vez menor, o que nos alegra muito”, avaliou Nídia Alencar, coordenadora-geral do Case Petrolina.
A parceria entre a Funase e o IF Sertão-PE acontece desde 2013 e já viabilizou a capacitação profissional de mais de 200 adolescentes e jovens do sistema socioeducativo. Durante a pandemia, o curso foi retomado com observância às normas sanitárias, por meio da formação de turmas reduzidas e manutenção do distanciamento social entre alunos e professores.