Após a Prefeitura de Petrolina lançar uma nova plataforma de agendamento para a vacinação contra a Covid-19, a Diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade, esteve no Programa Nossa Voz desta quinta-feira (05) para explicar o funcionamento do novo sistema e tirar dúvidas dos ouvintes, principalmente daqueles que ainda tomaram a primeira dose por não conseguir agendar, enquanto o município já baixou a faixa etária da vacinação para pessoas com 30 anos ou mais.
De acordo com Lorena, a faixa etária é diminuída quando o município atinge um percentual considerado satisfatório. “Quando vemos no sistema que aquela faixa etária atingiu um percentual seguro de vacinação, baixamos a faixa etária. Infelizmente, como a imunização contra a Covid-19 não é obrigatória, não temos como aguardar que o público de determinada idade atinja 100% de adesão e também como não recebemos doses suficientes de imunizante, algumas pessoas ficam sem conseguir agendar a vacinação. Mas estamos avançando na vacinação, entendemos a ansiedade, por isso buscamos uma nova plataforma de agendamento”, destaca Lorena.
A diretora explicou ainda que o novo sistema irá indicar o usuário que agendou a vacinação e no momento da aplicação se recusou a tomar a dose disponibilizada. “Se a pessoa agenda e na hora de se vacinar decide que não irá tomar por ser de fabricante A ou B, este será punido e ficará bloqueado para fazer novo agendamento do sistema por 60 dias. Esta é uma forma que a gente encontrou para que as pessoas se responsabilizem, uma vez que está tirando o lugar de outro usuário que deseja se vacinar”, pontuou.
‘XEPA’ DA VACINAÇÃO
Lorena salientou que a ‘xepa’ da vacina tem dado bons resultados, porém, muitas pessoas não atendem as ligações. “80% das pessoas que nós ligamos para tomar a vacina no final do dia não atendem. Infelizmente, pelo tempo de validade das doses, a gente não pode ficar insistindo em um número só, então vamos telefonando para o próximo número da lista. Então, a gente reforça que as pessoas fiquem atentas, ligamos geralmente a partir das 16h30”, informa. A diretora afirmou ainda que Petrolina não teve perda de nenhuma dose de vacina desde que iniciou a campanha de imunização contra a Covid-19.