Integrando a comitiva do governador Paulo Câmara em Petrolina, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, cobrou da presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho, a universalização do abastecimento de água em Petrolina. Durante discurso feito na manhã de hoje (12) no evento Governo Presente, realizado na Escola de Referência Maria Wilza, no bairro João de Deus, Ramos elogiou os investimentos anunciados pela gestão estadual, entretanto relembrou as demandas pendentes na cidade.
“Poderíamos ainda nos debruçar sobre os investimentos feitos pela Compesa, na ampliação do abastecimento de água e tratamento de esgoto e sobretudo na universalização do acesso e uso da água. Vocês não sabem como é frustrante viver às margens do Rio São Francisco, que alcança Exu, que alcança o Ceará, a Paraíba, Rio Grande do Norte através das obras de integração de bacias e tem bairro que ainda não tem a água da Compesa, tem localidades desabastecidas. Mas quando a gente olha para o retrospecto e vê nos últimos 10 anos R$ 200 milhões aportados, recursos provenientes do tesouro do Estado, de recursos da Compesa, a gente vê que tem compromisso sim com a melhor oferta de água e no serviço de tratamento do esgoto”, destacou o secretário.
Na contramão dos planos de municipalização dos serviços de água e esgoto em Petrolina, Lucas Ramos reforçou os avanços previstos com a implantação das microrregiões de saneamento no Estado. “Da responsabilidade que tem de ver, a partir da legislação aprovada na Assembleia Legislativa, a gente criar os micro distritos e poder intensificar ainda mais o aporte de recursos e olhar Petrolina, como a gente olha hoje, alcançar quase R$ 20 milhões de investimentos só nos últimos dois anos. Parabéns pelo compromisso e pela responsabilidade em gerir aquela que é a melhor empresa de saneamento do Brasil. Ainda tem muita coisa para ser feita, ainda há muito o que a gente avançar, ninguém tem dúvida disso. Não chegamos ainda na melhor condição, mas chegaremos cada vez mais perto”, prometeu.