Depois de décadas de espera, os agricultores dos municípios de Cabrobó (PE) e Terra Nova (PE) podem finalmente ver o início da construção da mais desejada obra de infraestrutura viária da região.
Em solenidade prestigiada por secretários do governo estadual, políticos e prefeitos, o governador Paulo Câmara assinou a ordem de serviço para que a Construtora Venâncio (vencedora da licitação), começasse a operar as máquinas que vão construir a rodovia PE-499, ligando o trecho da BR-428, que passa pelo município de Cabrobó até a zona urbana da cidade de Terra Nova, seguindo até a BR-316.
Com investimentos de R$ 48 milhões, a Estrada da Cebola terá cerca de 32 km, que vão facilitar o escoamento da produção agrícola da região. Além disso, a obra vai interligar os sertões do São Francisco, central e do Araripe, reduzindo distâncias entre essas regiões do estado de Pernambuco.
Ao comentar o início da construção da PE-499, Paulo Câmara garantiu que o governo dispõe de recursos não só para começar e terminar como também para acelerar a obra. “A obra vai começar, já tem a empresa contratada, as máquinas já chegaram, o dinheiro está garantido. Então isso vai fazer com que a gente conclua em menos tempo do que está previsto. Vamos ter uma fiscalização intensa. Tanto a prefeita de Terra Nova, Aline, como o prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai, serão nossos fiscais, vão nos dizer como é o que agente pode fazer para acelerar. Queremos ter a oportunidade de realizar esse sonho, um sonho de muita gente que teve a ajuda de muitos para chegarmos até aqui. A certeza é de satisfação que vamos começar e terminar no tempo certo com qualidade e melhoria da vida da população dessas cidades”, garantiu.
Para a prefeita de Terra Nova, Aline Freire, além de beneficiar a economia na região, a obra vai facilitar o tráfego entre os municípios produtores de cebola. “Uma obra muito esperada por muitos em Terra Nova e em Cabrobó. Que bom que chegou o momento. Vai melhorar muito o tráfego entre os Sertões, Central, São Francisco e Araripe. Vai encurtar distâncias para quem muitas vezes precisava ir por Salgueiro, agora vai poder ir por via Terra Nova”, comemorou.
Ao comentar o início da construção da Estrada da Cebola, o prefeito de Cabrobó Galego de Nanai, fez questão de lembrar de muitos que lutaram para que a obra saísse do papel. “Com muita felicidade que a gente consegue ter o início dessa obra para Cabrobó. Uma obra que foi sonhada por muito tempo. Uma obra que tem o DNA do deputado federal Sebastião Oliveira, que foi quem que fez o plano de trabalho, licitou a obra, deixou tudo pronto para que hoje com a chegada dos recursos, com o compromisso do governador do estado tenhamos o início. Muita gente somou forças para que tudo isso hoje pudesse se tornar realidade. Esse foi o sonho de muitos que aqui estão e que muitos já se foram. Temos a felicidade de ter sido agraciados, de ter essa obra em nossa gestão. Muita coisa boa acontecendo, não só as obras, mas também investimentos em recursos hídricos. Temos que agradecer a Deus por estar abençoando a condução no nosso trabalho por Cabrobó”, ressaltou.
Longa Espera
Desejada pelos agricultores da região como uma via essencial para facilitar o escoamento da produção de cebola, a obra foi projetada em 2011, teve sua primeira ordem de serviço assinada em 2013, mas nunca chegou a sair do papel. Agora a expectativa é de que no prazo de 12 meses, Cabrobó e Terra Nova estejam interligadas pela nova rodovia estadual.
Vistorias de Obras
Ainda em Cabrobó, Câmara vistoriou as obras da construção da Escola Técnica Estadual Professora Maria Amélia. A promessa do governo é de iniciar as atividades da unidade de ensino técnico no primeiro trimestre de 2022.
Paulo Câmara encerrou sua visita a terra da cebola, visitando as obras da Escola Municipal Evandro Ferreira dos Santos, que através de uma parceria entre os governos estadual e municipal, está sendo adaptada para ser Escola de Referencia em Ensino Fundamental, funcionando em tempo integral.