Nesta quinta-feira (19) o Transforma Petrolina completou 2 anos de existência. A celebração, realizada na sede do Transforma, foi marcada por homenagens aos que fizeram e aos que fazem de Petrolina uma cidade solidária e lançamentos de novos projetos.
Como forma de reconhecimento para as 144 Iniciativas Sociais (IS) e os 4.142 voluntários cadastrados na plataforma do Transforma Petrolina (www.transformapetrolina.com.br), quatro categorias que se destacaram na plataforma foram homenageadas: maior número de ações realizadas: Fabrício Alex S. Costa (Aliança do Bem), maior número de voluntários engajados numa única ação: Victor Flores (Caatingativa), maior quantidade de horas de trabalho voluntário: Elton Azevedo (Projeto Moringa), Voluntária mais atuante, com 1.010 horas de trabalho voluntário: Juliana de Souza Silva (ONG Ajudar).
Ao longo do mês de agosto, o Transforma Petrolina promoveu uma votação popular para a escolha de representantes de instituições que fizeram história em Petrolina e que trabalham em prol de causas sociais, e após 23.800 votos, doze personalidades foram escolhidas pelo público para participarem da Galeria da Solidariedade: Augusto Coelho (APAMI), Francineide Alves (CRELPS), Maria Clara P. C. Coelho (AAT), Anamaria C. de Souza Coelho (APAE), Dom Francisco Canindé Palhano (Casa de Passagem Bom Samaritano), Gilson Santos (ÁGAPE), Euclides Marinho (LIONS), Maria Beatriz Coelho (Fundação Nilo Coelho), Irmã Júlia (CEMAM), Manoel Vilmar (Rotary Geraldo Coelho), Rivaldo Xavier (ONG AJUDAR) e Reuva de Sá A. Lustosa (Projeto Anjos do Sertão). Irmã Dourado, fundadora do PETRAPE, foi o nome escolhido para batizar o Auditório do Transforma e também compor a Galeria.
A cerimônia contou ainda com a posse do 1º Conselho Consultivo, um órgão criado para atuação conjunta com a gestão do Transforma Petrolina e identificação de melhores práticas e definição de estratégias, através de processos de mentoria e aconselhamentos. Tomaram posse como conselheiros: Euclides Marinho Mendes (Médico e Governador Distrital do LIONS), Flávio Guimarães (Secretário da SEDETUR), Júnior Vilela (Jornalista), Leopoldina Veras (Reitora do IFSertão) e Sebastião Amorim (SEBRAE).
Por fim, houve o lançamento do Selo Empresa do Bem, uma estratégia do Transforma Petrolina que objetiva reconhecer e valorizar publicamente as iniciativas de organizações da indústria, comércio e serviços que promovam a pauta de voluntariado na sua empresa.
A Coordenadora do Transforma Petrolina, Lara Secchi Coelho, foi homenageada na Galeria da Solidariedade como Embaixadora do Bem e ganhou um lindo cordel declamado pela cantora Ana Rízia. “Estou muito emocionada e contente pelas homenagens, mas os grandes homenageados desta noite são as Iniciativas Sociais e todos os voluntários que são parceiros do Transforma e são os principais responsáveis pelo grande protagonismo que o Transforma alcançou em Petrolina ao longo desses 2 anos”, ressaltou.