Em uma ação de controle de zoonoses, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, estiveram na penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, nesta sexta-feira (20), em uma ação preventiva de testagem e vacinação dos 24 cães responsáveis também pela guarda da instituição. Foram realizados testes para leishmaniose e vacinação antirrábica. Esse trabalho também se estenderá por demais instituições de segurança do município.
O trabalho de cuidados com as zoonoses é importante, uma vez que, os animais têm contato com humanos podem transmitir algum tipo de doença. Os animais que habitam na penitenciária de Petrolina são cães das raças: pitbull, rottweiler e pastor alemão. Como medida de prevenção, os cuidados com os bichos são realizados pelas equipes internas.
De acordo com o Coordenador do CCZ, Kahel Neves, as ações desenvolvidas pelo Centro visam pela proteção à saúde animal, bem como segurança da população. “O nosso trabalho tem como principal objetivo assegurar a saúde animal e resguardar a segurança das pessoas. Assim como iniciamos esse trabalho de resgate a animais de rua, estamos também levando essa testagem e vacinação para os animais das instituições de segurança em nosso município. Destacamos ainda que, é preciso responsabilidade com a vida do animal, se for doméstico e apresentar algum sintoma é preciso procurar um profissional para cuidar. Na rua, o animal irá sofrer, além de ser um risco para os moradores“, destacou.
O trabalho de controle das zoonoses realizado pelo CCZ visa, primordialmente, evitar a proliferação de doenças, dessa forma, o município solicita a colaboração da população. Em caso de identificação de um animal de pequeno porte, como cães e/ou gatos doentes, acionem a carrocinha através do telefone (87) 3867-4774. O atendimento é de segunda a sexta-feira, em horário comercial.