O retorno das aulas presenciais para as crianças do ensino infantil da rede municipal está previsto para o dia 6 de setembro. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está promovendo durante toda semana nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S) e Nova Semente, um período de adaptação com os pequenos estudantes. Por terem ficado mais de 1 ano distantes dos espaços escolares, por conta da pandemia do coronavírus, esse projeto vem para consolidar uma relação de confiança e construir condições adequadas para que os alunos possam interagir e explorar o ambiente escolar com autonomia e segurança.
A secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, explica que essa adaptação é um processo muito importante para a criança conhecer a escola e se socializar com os novos colegas e professoras. “Se foi difícil ficarem todos em casa de repente, mudar a rotina novamente, pode gerar também alguns impactos, principalmente para os menores”, destacou Poliana. A secretária executiva ainda destacou que na educação infantil é comum que as crianças fiquem com os pais e chorem nos primeiros dias de aula.
“Em razão da pandemia, esse processo de retorno das crianças às aulas presenciais vai ser mais difícil, principalmente porque os pais não poderão ter acesso livre à Unidade Escolar como antes. Entendemos que a realização desta ação, vai gerar mais conforto e confiança aos pequenos que já estão tendo acesso aos brinquedos e as suas salas durante esta semana de adaptação. Programamos horários também para que os pais possam ir até as unidades, para conhecer os profissionais que vão trabalhar com seus filhos. É uma oportunidade também para mostrá-los como nossas creches estão equipadas para garantir a segurança de todos”, contou.
A melhor forma de acolher os pequenos nesse retorno é ajudá-los a lidar com os próprios sentimentos, através conversa, jogos, músicas e brincadeiras. Neste momento, os pais são grandes aliados, tanto em relação aos cuidados necessários para que a pandemia se mantenha controlada, como para as questões emocionais das crianças, isso deve ser trabalhado em parceria com a unidade escolar.