Os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública anunciaram nesta sexta-feira (3) que o Brasil poderá conceder visto humanitário a afegãos que desejarem deixar o Afeganistão por conta do regime talibã. Mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e seus familiares terão prioridade. O grupo de 270 juízas afegãs que pediu ajuda para deixar o país poderá dar entrada no pedido deste documento.
“A medida é baseada nos fundamentos humanitários da política migratória brasileira, reafirmando o compromisso brasileiro com o respeito aos direitos humanos e com a solidariedade internacional”, disseram os ministérios em nota.
No mês passado, o Itamaraty afirmou que preparava a concessão dos vistos humanitários “em termos semelhantes aos concedidos a haitianos e sírios”. O pedido de visto humanitário, diferentemente do de refúgio, tem de ser feito fora do Brasil, em alguma autoridade consular.
No caso do Afeganistão, a mais próxima é a embaixada de Islamabad, no Paquistão. Segundo o Itamaraty, as embaixadas em Teerã, Moscou, Ancara, Doha e Abu Dhabi também estarão habilitadas a processar os pedidos de visto “para acolhida humanitária”.