O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, realizou na manhã desta quarta-feira (08) a assinatura da ordem de serviço simbólica para início da parceria público privada (PPP) da iluminação pública. Vencedora da licitação, a ENGIE Brasil passa agora a operar o parque de iluminação da cidade, com o compromisso de substituir as 37 mil luminárias por equipamentos de LED em um período de 12 meses. O contrato tem prazo de 20 anos e prevê a modernização, expansão e manutenção da infraestrutura de iluminação da cidade, beneficiando cerca de 350 mil pessoas.
“É um contrato de mais de R$ 95 milhões, onde eles vão investir só nos próximos 12 meses mais de R$ 35 milhões. E esses números são todos revertidos em quê? Na geração de empregos, distribuindo riqueza no comércio local da nossa cidade e a gente sabe que isso é o que impulsiona o crescimento de Petrolina. Então, é mais uma entrega reforçando a celebração dos 126 anos de Petrolina, mas é um grande marco que vai ficar na história da nossa cidade e a nossa gestão fica orgulhosa de fazer parte” destacou Miguel.
Além da substituição de luminárias, a empresa responsável vai implantar um Centro de Controle Operacional e sistemas de gestão nas principais vias públicas da cidade, com o objetivo de economizar pelo menos 50% da energia consumida pelos sistemas.
No contrato assinado entre o município e a ENGIE, também prevê de prazos para manutenção e ampliação nos canais de atendimento. “Quando a gente fala da modernização não só trocar por LED, que já é avanço sem dúvidas, gera mais economia, melhora a sustentabilidade, da poluição e etc, mas também estamos ofertando nesse contrato de concessão novos canais de atendimento e tem um prazo pactuado em que a empresa tem que cumprir para resolver todos os problemas que possam aparecer na cidade em média até 10, 12 horas do fato ocorrido. E a população em um papel fundamental nisso, porque tem agora tanto um 0800 24h, tem também um call center, com também tem ao seu dispor um aplicativo tanto no Apple Store quanto no Play Store”, apontou Coelho.
Outra inovação prevista é a implantação de sistemas inteligentes de operação e monitoramento remoto para iluminação de realce e destaque das vias públicas mais importantes da cidade e investir em um projeto de iluminação de monumentos e pontos turísticos de Petrolina, cidade que fica às margens do rio São Francisco.
Segundo o secretário de infraestrutura e mobilidade de Petrolina, Fred Machado o modelo implementado em Petrolina tem chamado a atenção de gestores de outras cidades. “Foi um marco muito importante para Petrolina, somos pioneiros no estado, inclusive várias cidades, vários prefeitos estão vindo à Petrolina para saber como foi essa modelagem. A iluminação pública, acima de tudo, traz segurança, dignidade as pessoas, então, a sensação de segurança de você ter sua rua iluminada, seu bairro iluminado. Onde você se deslocar, ver uma cidade iluminada traz uma segurança muito grande, além de trazer com essa parceria uma redução nos nossos cofres públicos”.