Um equipamento desenvolvido na Dinamarca e aperfeiçoado nos Estados Unidos vai ajudar a Prefeitura de Petrolina no recapeamento de vias. O Falling Weight Deflectometer (FWD), que já está sendo utilizado na Avenida Marechal Hermes da Fonseca, a ‘Estrada da Banana’, simula o efeito da passagem de um veículo nas condições de tráfego reais e mede a deformação.
Um computador processa os dados que servem de base para a análise estrutural em projetos de pavimento, a fim de obter informações sobre a condição do pavimento, identificação de camadas com problemas estruturais, cálculo das propriedades elásticas das camadas (módulo de resiliência), vida remanescente do pavimento existente, além da análise dos módulos de subleito, sub-base, base e revestimento.
O aparelho é montado em um reboque e puxado por um veículo que percorre a via desejada. No conjunto, ficam instalados todos os sistemas de comando, o computador e a central de processamento. O FWD permite que seja realizado o diagnóstico geral da qualidade do pavimento, o controle de qualidade de execução de camadas de pavimentação, além de projeto de restauração de pavimento e sistemas de gerência de pavimentos em nível de rede.
A prefeitura promete recapear importantes vias da cidade, investindo quase R$ 18 milhões. São elas: as Avenidas Cardoso de Sá, da Integração, Clementino Coelho, Nilo Coelho, das Nações, Simão Durando, José Theodomiro de Araújo (Orla II), a principal da Cohab IV, além da Rua do Trabalho.
O serviço de recuperação de meio-fio em alguns destes locais já começou, enquanto que a aplicação do novo asfalto está previsto para começar ainda essa semana pela Avenida das Nações. Além disso ainda haverá a duplicação da Estrada da Banana.