Hospital Dom Tomás celebra expansão de estruturas para pacientes oncológicos durante aniversário de Petrolina

0
Foto: Davi Mendonça / Nossa Voz

Durante o aniversário de Petrolina nesta terça-feira (21), os pacientes oncológicos que fazem tratamento no Hospital Dom Tomás receberam um grande presente. Após investimentos de R$ 6,3 milhões em parceria entre a prefeitura de Petrolina e a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami).

Agora,com duas novas estruturas, a instituição terá capacidade de realizar cirurgias de médio e grande porte, com capacidade de fazer 40 por semana, além do aumento da quantidade de leitos de UTI oncológica,Além disso, a UTI da unidade hospitalar foi expandida para 10 leitos. A estrutura de atendimento intensivo recebeu também ventiladores, monitores, camas elétricas, raio-x entre outros equipamentos para os pacientes com câncer.

Participaram do evento o diretor do Hospital Dom Tomás,Augusto Coelho, a presidente da APAMI, Marisa Coelho,o Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, o prefeito Miguel Coelho, acompanhado pela sua equipe e o deputado estadual Antônio Coelho , além de outras autoridades e representantes de diversos setores do Hospital.

O diretor do hospital, Dr. Augusto Coelho, incansável na busca por melhorias do Hospital Dom Tomás, agradeceu ao prefeito Miguel Coelho pelo apoio, mas não deixou de fazer uma cobrança ao gestor.  “Agradecemos ao prefeito pelo apoio e pela vontade em sempre fazer grandes coisas pela cidade. Nós temos a missão que pra muitos é ingrata de cuidar dos últimos dias das pessoas com câncer, mas também temos a nobre missão de curar pessoas, sobretudo as crianças. Mas quero lhe pedir, prefeito, que nos ajude a transformar a APAMI num Centro de Referência Nacional, é um grande sonho que nós vamos realizar e assim, com certeza no futuro atenderemos ainda mais pessoas aqui mesmo em Petrolina”, diz  Dr. Augusto.

Já o prefeito Miguel Coelho assegurou que continuaria a investir na APAMI e garantir que os pacientes não precisem sair de Petrolina para realizar seu tratamento. ” Quando conversei com Dr. Augusto falamos sobre nenhum paciente de Petrolina precisar sair daqui para fazer o tratamento, que deveria ser feito em casa. A primeira vez que conversamos sobre a estruturação da Apami só fiz uma exigência, que ninguém ficaria sem tratamento em Petrolina. Começamos com essas obras e queremos investir R$ 10 milhões para que o Hospital Dom Tomás possa atender todos os pacientes com câncer e, assim, encontrem um recomeço”, afirmou.