Nesta quarta-feira (22), a equipe do projeto Reciclagem de Lixo Eletrônico, desenvolvido pela Faculdade de Petrolina – Facape, através do Colegiado de Ciência da Computação, recebeu doações de equipamentos eletrônicos e fez doações de equipamentos recuperados.
O projeto visa despertar a consciência ambiental para reduzir a quantidade de lixo eletrônico produzido no Vale do São Francisco e a recuperação de aparelhos eletrônicos, a exemplo de computadores e impressoras que são doados às instituições de Petrolina e Juazeiro. “ O que não serve para as pessoas, serve muito pra gente. Nós fizemos todo um processo de recondicionamento para doarmos depois. É um compromisso social da Facape e as pessoas participam ativamente. É gratificante ver os alunos da faculdade aprendendo e se desenvolvendo como pessoas e profissionais e ver ainda a consciência das pessoas que vem doar,” ressaltou o coordenador do projeto, professor Vanderley Gondim.
A organização não governamental ‘Anjos do Sertão’, que funciona no Bairro Loteamento Recife, recebeu doação do projeto pela segunda vez. Depois do computador, agora a ONG ganhou uma impressora. “Esse é um projeto da Facape, de inclusão social, que além dos alunos aprenderem na prática, eles estão servindo o seu semelhante e eu acredito que esses acadêmicos eles passam a ter uma visão diferenciada sobre solidariedade,” destacou a presidente da ONG Anjos do Sertão, Reuva de Sá Almeida Lustosa.
A Coordenadora administrativa da Fundação Lar Feliz, que funciona em Juazeiro, Márcia Vasconcelos, doou monitores e CPUs ao projeto. “Nós sabemos que esse material vai ser de grande utilidade para alunos que serão grandes profissionais”, enfatiza.
Os dispositivos que não podem ser recuperados são descartados em locais corretos. Qualquer pessoa ou empresa pode participar do projeto doando equipamentos eletrônicos no laboratório de recondicionamento de lixo eletrônico na Facape, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. As pessoas que não tem como ir até a faculdade podem agendar o dia e horário da busca do equipamento através do número de telefone (87) 3866-3236.
As instituições que desejam receber os dispositivos restaurados podem se inscrever através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSejBpVOeVI6OGJyrstbkT-JQhNg1nyfPNTtyJlY8rrr-qFJuQ/viewform