Diante da declaração do Vereador Wenderson Batista (DEM), na Câmara de Vereadores de Petrolina afirmando que ONGs e Sindicatos deveriam ser fechados, o Sindicato da Agricultura Familiar (SINTRAF) que representa com todo orgulho toda a categoria da Agricultura Familiar de Petrolina, vem por meio desta nota manifestar expressamente repúdio à fala do Vereador.
A colocação do Vereador ignora a história da própria cidade que representa, visto que o movimento sindical, sobretudo dos trabalhadores rurais de toda a espécie, confunde-se com o desenvolvimento econômico de nossa cidade, haja vista que os trabalhadores rurais são o maior patrimônio da Cidade de Petrolina.
Os sindicatos, historicamente, desenvolvem não só o trabalho de representar suas categorias, mas o de prestar serviços aos seus associados e garantir o direito de toda categoria. Portanto, é muito triste a fala do Vereador, ainda por se tratar de pessoa com algum tipo de conhecimento jurídico e líder da base governista, do qual se espera uma sinalização à classe trabalhadora, em repúdio à posição política do Vereador.
Observamos ainda nas palavras do parlamentar expressões preconceituosas, e, de maneira lamentável é este que se diz representar o povo, um claro desconhecimento da causa e das ações das coletividades, oportunidade em que o convidamos para se instruir melhor no assunto e conhecer pessoalmente as lindas trajetórias de associações, sindicatos, ONG´s, institutos e diversos organismos sociais de Petrolina-PE.
Aproveitamos a oportunidade, e explicamos o funcionamento do SINTRAF Petrolina, um sindicato em que toda sua diretoria desenvolve um trabalho voluntário, presta serviços aos agricultores, além de representá-los em diversas questões, como no direcionamento de políticas públicas, como voz do agricultor familiar em determinados projetos e programas sociais, mas também o trabalho na emissão das DAPs, ofertando assessoria jurídica, convênios médicos e odontológicos, e auxiliando aindo no INSS Digital, com entrada de processos previdenciários dos agricultores. A contribuição é paga de forma voluntária pelo agricultor para ter esses serviços à sua disposição.
O Sindicato da Agricultura Familiar (SINTRAF) representa com todo orgulho toda a categoria da Agricultura Familiar de Petrolina e não recebe recurso público, não vive do dinheiro de impostos, taxas e outros pagamentos da população. O Sindicato sobrevive com a contribuição voluntária do agricultor familiar que quer ter os serviços e representação à sua disposição.
Neste momento afirmamos que todas as agricultoras e agricultores familiares de nosso município tem a certeza que esse lamentável sentimento e pensamento não é expressão dos demais Vereadores (as) de Petrolina.