A Prefeitura de Petrolina segue reforçando a importância das grávidas realizarem o pré-natal odontológico oferecido nas Unidades Básicas de Saúde do município. Essa medida visa orientar as gestantes sobre os cuidados com a própria saúde bucal. O acompanhamento é importante para evitar cáries, infecções e até extração dentária.
O principal problema é a gengivite gravídica, que pode ocorrer durante a gravidez quando as bactérias são transmitidas de mãe para filho através da circulação sanguínea (placenta, cordão umbilical). Isso pode causar graves danos, como infecções respiratórias. A recomendação é que durante os 9 meses de gestação seja feito o acompanhamento constante com o dentista.
“O pré-natal odontológico consiste em orientações gerais à gestante sobre o cuidado com a higiene bucal. Na primeira consulta o dentista esclarece dúvidas e entende a rotina de higiene da mãe. Caso a gestante tenha queixas sobre a saúde bucal, como dores ou outro incômodo, o especialista vai investigar o que está provocando esses desconfortos”, destaca a diretora de Saúde Bucal, Roberta Teixeira.
A equipe da Unidade Básica de Saúde Ricardo Soares disponibiliza atendimento odontológico para os bebês nos seus primeiros meses de vida. Na UBS a gestante é orientada sobre os cuidados com a saúde bucal do bebê, depois do parto é necessário retornar a unidade para agendar uma consulta odontológica.