Moradores clamam por ajuda após esgoto transbordar e invadir casas no Bairro São Jorge, em Petrolina

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

As chuvas são um alento para as altas temperaturas do Vale do São Francisco, mas também revelam transtornos causados por obras de esgotamento inacabadas. Um exemplo é a Rua 10 do Bairro São Jorge, próximo à lagoa de estabilização São Joaquim. Moradores afirmam que há cerca de um ano convivem com um esgoto estourado e a reportagem do Nossa Voz foi chamada ao local nesta segunda-feira (25) e pôde constatar a situação caótica que as pessoas que ali residem vivem diariamente.

A moradora Maria das Dores clamou que a prefeitura tome providência e resolva o problema da rua. “Começaram uma obra de esgotamento há cerca de um ano e não terminaram. Ficou aqui a obra inacabada, o buraco enorme e o esgoto estourado. A gente convive com essa fedentina há mais de um ano. Três carros já caíram. A gente já fez inúmeras solicitações e ninguém vem consertar “, explicou.

Maria destacou ainda que a última chuva piorou a situação, inclusive, nos enviou o registro feito através de um vídeo. ” Uma das casas foi inundada porque o esgoto transbordou. Já não conseguia atravessar pra passar pra dentro da residência antes, agora, só colocando paus e pedras. É uma condição desumana isso aqui”, finalizou.

O saneamento básico da cidade é de responsabilidade da Compesa, porém, no bairro São Jorge, é a prefeitura que se responsabiliza. Isso porquê a localidade citada faz parte da chamada Bacia do Dom Avelar, obra encampada pelo poder público municipal que estruturou mais de 100 km de rede de esgotamento. Aguardamos resposta da gestão e atualizaremos a matéria e breve.