Cansada dos transtornos relacionados a obra inacabada, liderança cobra conclusão da Bacia do Jatobá

0
(Foto: Davi Mendonça/ NV)

Iniciada em 2006, segundo os moradores da região, as obras da Bacia do Jatobá, que a atenderá aos bairros Jatobá, Loteamento Geovana, Rio Jordão e Fernando Idalino, em Petrolina, seguem inacabadas. Além da longa espera, ainda a desesperança, já que prazo de conclusão era maio deste ano. Já estamos em outubro e seguem os transtornos agravados pelas últimas chuvas.

“Essa estação de bombeamento da Bacia do Jatobá faz parte da parte importante da obra de esgotamento sanitário. Foi dado um prazo de conclusão para maio de 2021. A gente já está em outubro. A obra foi iniciada em 2006, estamos há mais de anos com as obras paradas. A estação de tratamento foi retomada este ano e há mais de um mês estive no local e percebi que ela voltou a paralisar, sem funcionários, sem material. Está uma parte construída mas falta muita coisa para terminar”, explicou ao Nossa Voz desta quarta-feira (27), Geusicarlos Barros Barbosa, vice-presidente da associação de moradores do Fernando Idalino.

Geusicarlos revelou ainda que mudanças percebidas no sistema incompleto estão relacionadas às últimas precipitações. “A única coisa que mudou foi que após as chuvas a lagoa de estabilização ficou cheia d’água. No resto não há nada mais de diferente”. Com isso, água acumulada retornou pela rede e estourou nas bocas de lobo, prejudicando a população”

“Na realidade, pela demora na conclusão do saneamento, muitos moradores fizeram a ligação e prejudicaram outro. Por isso a gente pergunta quando vai terminar realmente a implantação do saneamento desses bairros e quando vão terminar a obra da estação de saneamento, porque se ela não tiver andamento, todo o sistema ficará sem funcionar, já que o esgoto tem que ir pra algum lugar e se não tiver para onde ir continuarão os mesmos problemas nos bairros vizinhos, Giovana, Jordão, até o próprio Jatobá que tem os esgotos estourados. Então a gente pede providências”, cobrou.