Morre ex-secretário de Agricultura e presidente do IPA, Gabriel Maciel; autoridades lamentam a perda

0

Morreu, ontem no final da noite, o ex-secretário Gabriel Maciel, aos 70 anos. Ele ocupou a pasta de Agricultura no Governo Jarbas e a presidência do IPA no Governo Paulo Câmara. No plano nacional, foi secretário de Defesa Agropecuário do Ministério da Agricultura no Governo Lula. Atualmente, havia voltado ao IPA. É pai do advogado Wagner Maciel, que atuou na equipe do então ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração). Ele vinha lutando contra um linfoma.

O prefeito Miguel Coelho destacou a trajetória do ex-secretário em nota de pesar:

“Perdemos uma grande referência para quem acredita no desenvolvimento através da agricultura. O ex-secretário nacional e estadual Gabriel Maciel nos deixou na madrugada desta quarta. Sua história é de trabalho e busca do fortalecimento das políticas voltadas para o homem e a mulher do campo. Contribuiu muito, atuando em diversas missões com nosso Estado e, principalmente, com inúmeros pernambucanos. Tive a honra de aprender um pouco com Gabriel sobre a relevância da produção rural, bem como, a respeito de priorizar os trabalhadores do campo como forma de distribuir riqueza e desenvolver um estado. Deixo meu abraço fraterno e solidariedade a toda sua família nesse momento de profunda tristeza. Que Deus receba de braços abertos esse homem que tanto ajudou seus irmãos nordestinos.”

O deputado licenciado Lucas Ramos também lamentou a perda do ex-secretário.

“Pernambuco perde um dos seus notáveis. Gabriel Maciel deixa um legado de pesquisa, desenvolvimento e inclusão na agricultura e pecuária do Estado. Ex-secretário nacional de Desenvolvimento Agrário, ex-secretário estadual de Agricultura e ex-presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), marcou seu nome na história. Todos que tiveram a oportunidade (e a sorte) de trabalhar e conviver ao seu lado aprenderam muito, inclusive eu. Entusiasta com visão de futuro, Gabriel detinha enorme espírito público e preocupação social. À família e amigos deixamos nossos mais profundos sentimentos. A população de Pernambuco será eternamente agradecida por sua dedicação. Siga em paz, Gabriel.”