Vereador cobra explicações ao HU sobre equipamento sem uso e guardado em contêiner “há mais de cinco anos”

0
(Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP/Divulgação)

Indignado, o vereador Zenido Nunes cobrou explicações ao Hospital Universitário, durante a sessão desta quinta-feira (04), na Câmara Municipal de Petrolina. De acordo com o parlamentar, a unidade de saúde teria encaixotado em um contêiner um equipamento fundamental para a realização de procedimentos cardiológicos. Se fosse colocado em funcionamento, o aparelho de hemodinâmica auxiliaria no tratamento de doenças cardiovasculares, uma vez que preencheria as necessidades na especialidade com procedimentos minimamente invasivos e com melhor resolutividade.

“Essa semana a gente soube que lá no Hospital Universitário tem um aparelho de hemodinâmica que pode fazer vários cateterismos, várias angioplastias e está dentro de um contêiner há mais de cinco anos. Eu estou indignado porque até o momento ele não foi implantado. Quantas e quantas pessoas, entes queridos, não precisaram de um procedimento desse, foram à Upa, precisaram ser entubados e passaram dias esperando a realização de um cateterismo ou uma angioplastia porque não tem vaga nos hospitais conveniados?”

Através do Requerimento nº 625/2021, Zenildo pede que seja solicitado ao superintendente do Hospital Universitário, Itamar Santos, informações como: “Em que data a unidade recebeu o aparelho de hemodinâmica? Há quanto tempo e por qual motivo está sem uso? O Hospital Universitário tem prazo e espaço para implantar o aparelho? Existem profissionais concursados aptos a manusear o aparelho?

“[Atualmente] São pouquíssimos leitos para atender, não só a nossa região como as várias cidades da nossa região. (…) Há mais de cinco anos, ter um aparelho de hemodinâmica parado, importante, caro e sem utilização. Quero ser solidário às famílias, que tiveram entes queridos que se foram. Que ficaram na UPA, ou em alguma outra unidade, esperando a realização de um cateterismo, uma angioplastia e veio a óbito porque não tinha vaga nos hospitais”.

O Nossa Voz entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Universitário e aguarda um posicionamento sobre os questionamentos feitos pelo vereador.