Estudantes lançam eBook sobre Emergências Clínicas com base em vivências no HU-Univasf/Ebserh

0

O material apresenta discussões teórico-práticas de casos clínicos acompanhados por discentes de Medicina no Hospital Universitário 

Visando a promoção de conhecimento na prática de emergência, estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) publicaram o eBook ‘Emergências clínicas: uma abordagem baseada em casos clínicos vivenciados em um hospital universitário’, com apoio da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário (HU-Univasf/Ebserh). 

Ao todo, 12 casos clínicos são apresentados a partir de um modelo de discussão teórico-prática baseado em problematizações, estimulando o aperfeiçoamento de clínicos generalistas, emergencistas e estudantes de Medicina. Os casos são relatados por meio de histórias fundamentadas nas vivências de monitores da disciplina Medicina de Urgência, vinculados à 23ª turma de Medicina da Univasf. O material conta ainda com a colaboração de demais discentes, agregando conceitos atualizados, bem como de preceptores de diversas especialidades médicas que contribuíram com a incorporação de inovações e visão prática dos temas.  

De acordo com Maria Eduarda Cavalcanti Accioly, discente e monitora da disciplina Medicina de Urgência, a elaboração do eBook foi uma estratégia para complementar os conhecimentos da turma: “Dentre as ideias de articulação da monitoria durante a pandemia, optamos por realizá-la de forma on-line, através de discussões de casos clínicos baseados numa realidade próxima vivenciados no nosso Hospital Universitário, objetivando minimizar as lacunas da ausência de cenário prático durante o isolamento social. Foi um projeto que envolveu bastante dedicação e trouxe um grande crescimento pessoal para os autores, o que desejamos também aos leitores. Além disso, o HU-Univasf possui uma rede de materiais, tecnologia e exames que permitem dar seguimento e conclusão dos casos, consolidando o conteúdo visto na prática”. 

Sob condução do docente Orlando Gomes, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação do HU, o projeto corrobora para o fortalecimento da atenção à saúde amparada em evidências científicas. “A expectativa é que a consolidação dessas experiências sirva como referência para novas turmas, perpetuando as iniciativas de ensino e pesquisa associadas à assistência prestada à população em nossa instituição. Temos a perspectiva de expandir a iniciativa para demais áreas da saúde e cenários de residência médica e multiprofissional”, avalia o docente. 

Os casos expostos no eBook, gerados a partir de simulações, favorecem a construção de uma linha de raciocínio em torno do agrupamento das queixas dos pacientes, solicitação de exames, diagnósticos diferenciais e forma de condução. O livro, em formato eletrônico, encontra-se disponível no site do HU-Univasf e os leitores podem acessá-lo através do link: bit.ly/ebookshu

Sobre a Rede Ebserh  

O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh/MEC desde janeiro de 2014. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.  

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.