Produtores Rurais de Petrolina trabalham nesse feriado do dia 1°de maio

0
????????????????????????????????????
O dia 1° de maio é dia de muita luta para produtores rurais de Petrolina.(foto:reprodução)

Os trabalhadores rurais de Petrolina, PE acabam não celebrando a data do dia do trabalho, por diversos fatores, um deles é a intensidade do processo da safra e esse feriado acaba sendo trocado por uma outra data. Ao programa Nossa Voz, Leninha Lima, presidente do sindicado dos Produtores Rurais (SPR) de Petrolina, fala sobre o assunto. “Com relação ao feriado do dia do trabalhador aqui de Petrolina, a classe dos produtores rurais tem essa certa dificuldade, pois quando chega esse período de safra o pessoal tá preparando a poda para que eles possam tirar a produção em junho, com isso, fica o acordo coletivo de algumas empresas, uns sugerem para que seja trocado a data do dia primeiro de maio para folga desses profissionais para dois sábados, outros trocam por dias normais no decorrer da semana”, falou Leninha.

Segundo a presidente do sindicato esse acordo deve ser firmado por ambas as partes e que só é acordado quando o trabalhador também concorda.

Ela ainda faz uma análise da luta dos trabalhadores rurais na atual conjuntura política sobre a reforma trabalhista. “Esse é um dos anos mais difíceis entre os últimos 30 anos para classe dos trabalhadores assalariados rurais aliás, não só para essa classe mas, para todas categorias”. disse Leninha ao programaNossa Voz.

A presidente ressaltou ainda que a classe não tem esse clima de festa, esse pique para comemorar o dia do trabalhador, que é um dia de luta. “Estamos buscando, discutindo mais sobre a reforma da Previdência, pontuou Leninha, porque estamos vivenciando um momento muito difícil, então os trabalhadores sentem essa situação, esse ano o sindicato não promoveu nem um evento por conta de muitas audiências públicas”.

“Realizamos audiências na cidade de Santa Maria da Boa Vista, Afogados de Ingazeiras, Afrânio, Dormentes e Petrolina, esse é o momento de dar as mãos, discutir e estar atento o que essa reforma da previdência tem para prejudicar os trabalhadores. Dia (13) já temos uma outra audiência Pública, na cidade de Lagoa Grande, para mais um processo de luta”. Disse a presidente do sindicato.

Representações locais já procuraram o sindicato dos trabalhadores rurais de Petrolina para debater os pontos que são prejudiciais para a classe, sobre esse assunto, Leninha pontuou:

“Sim, o sindicato já foi procurado e estamos muito atentos há essas questões, estamos também, cobrando dos deputados federais ajuda para que não saímos prejudicados em todas as categorias, repito, essa luta não é só do sindicato dos trabalhadores rurais de Petrolina, mas sim de todos os brasileiros e a gente se sente no direito de ir à luta para estar defendendo junto com todas as categorias”. (Texto: Iara Bispo/Nossa Voz)