Aumento vertiginoso de golpes nas redes sociais motiva campanha elaborada pela Polícia Civil de Petrolina

0

A Polícia Civil de Petrolina lançou na tarde desta quinta-feira (18) a Campanha Contra Golpe. A medida tem o objetivo de alertar e proteger a população da atuação de estelionatários que utilizam as redes sociais para tirar dinheiro das vítimas. Segundo os dados levantados na cidade, dos 920 crimes de estelionato registrados entre janeiro e outubro deste ano em Petrolina, mais da metade envolviam o uso das redes.

De acordo com o diretor integrado do interior 2, o delegado João Leonardo, essa modalidade criminosa teve um aumento considerável durante a pandemia e segue fazendo vítimas na cidade. “A campanha foi idealizada pelos delegados titulares que verificaram desde o aumento da pandemia um aumento vertiginoso com relação aos crimes de estelionato envolvendo as redes sociais. Foram verificados os números de ocorrência em Petrolina e constataram uma elevação absurda. Então, surgiu a ideia de promover esta campanha de caráter educativo, informativa e a gente conta também com a ajuda dos veículos de comunicação para utilização desta ferramenta que é a maior arma que temos para combater esse tipo de golpe. Não apenas em Petrolina, esses golpes estão ocorrendo no estado todo e a informação é uma ferramente muito forte que nós temos para conseguir orientar o cidadão de bem para que não caia nesse tipo de golpe”.

A delegada Isabella Fonseca, nesse final de ano a preocupação aumenta, já que com a chegada do 13º salário, muita gente resolve investir na compra de itens mais caros, intensificando a busca de bens inclusive pelas redes sociais. “A gente atua tanto na prevenção, quanto na apuração e repressão. Nesse caso, a nossa arma é a informação, é a prevenção dos crimes, que é a mais importante porque os crimes sequer vem a acontecer. O nosso objetivo é esse, que a gente tenha uma diminuição especialmente agora no final do ano com o aquecimento da economia e há a tendência de mais golpes nas redes sociais. A gente fez um levantamento e percebeu a necessidade de conscientizar a população petrolinense. Para vocês terem uma ideia, no mês de outubro, nas delegacias das nossas circunscrição, que são as Delegacias do Ouro Preto e a delegacia que fica na AIS 26, a 2014, tivemos 58 golpes envolvendo as redes sociais. Durante o ano, nós tivemos 920 registros de estelionato em Petrolina e mais da metade desse quantitativo é referente a crimes nas redes sociais”.

Para saber os detalhes sobre os golpes mais comuns aplicados em Petrolina, leia a cartilha elaborada pela Polícia Civil: