No último dia 20, a prefeitura de Juazeiro suspendeu a volta presencial das aulas no interior do município. De acordo com o calendário, estava previsto o retorno a partir desta segunda-feira (22), para a Educação Infantil, e no mês de dezembro, para o Ensino Fundamental I e II. A Superintendente de Ensino da Secretaria de Educação de Juazeiro, Wilany Cunha, esteve no Programa Nossa Voz para esclarecer sobre a decisão.
Wilany contou durante a entrevista que a secretaria estava realizando avaliações das aulas presenciais na cidade, antes de avançar para o interior. “Dividimos a sede e interior em períodos quinzenais, a cada 15 dias realizamos um segmentos e uma localidade, testamos por um mês na sede do município. Foi por meio dessa experimentação, que decidimos não retornarmos presencialmente nas escolas do interior. Visto que o município de Juazeiro, é o único da região que está bem estruturado com às aulas remotas, com aulas na tv aberta, com acolhimento no whatsapp, aulas síncronas e assíncronas”, esclareceu a superintendente.
A suspensão das aulas presenciais no interior é encarada como uma cautela, já que casos de Covid-19 nas escolas e espaço de educação infantil vem sendo registrados em Juazeiro. “Foi identificado casos positivos de professores, funcionários e alunos e, seguindo as recomendações sanitárias, a medida em que alguém estiver com sintomas, automaticamente as aulas são suspensas por 10 dias. Caso o resultado comprove a infecção, esse retorno passa a ser por 14 dias, com a comprovação de teste”, disse ela.
Durante a conversa, Wilany Cunha afirmou que o retorno presencial das aulas do interior só será possível no calendário letivo de 2022. “Nós acreditamos que esse retorno não aconteça para o calendário 2021, mas que conseguiremos retornar de forma segura para em 2022”, destacou ela.