Secretário Plínio Amorim faz balanço de ações na educação em 2021

0

O Secretário de Educação de Petrolina, Plínio Amorim, esteve no programa Nossa Voz desta quinta-feira (16) para fazer um balanço das ações em 2021. O gestor da pasta classificou o ano como desafiador, mas com grandes expectativas para 2022.

“Este ano foi bastante desafiador, porém, saímos mais fortes e crendo que 2022 será cheio de vitórias. O resultado deste ano é positivo , inclusive com a volta das aulas presenciais, discutida com todos os órgãos, respeitando orientações e protocolos que desenvolvemos. Estamos bastante seguros que em 2022 será 100% presencial”, afirmou.

MATRÍCULAS

Plínio destacou que as matrículas para os alunos novatos deverão acontecer em janeiro após a organização e coonfirmação dos alunos da casa. “Desde o início de dezembro estamos fazendo a confirmação de matrícula para que irá permanecer na mesma unidade.Agora estamos realizando matrículas que vão migrar pra dentro da rede até dia 23 e aí sim vamos poder oferecer as vagas para quem vem de redes externas. Porém, digo que é obrigação do poder público oferecer a matrícula para crianças de 4 a 17 anos, garantindo o direito à educação que é de todo ser humano”, diz.

OBRAS

Plínio destacou ainda as obras que foram entregues este ano e as que estão em andamento. “Temos um grande volume de obras, como as unidades de educação em tempo integral, grande reforma em diversas unidades escolares, além da entrega de duas CMEIS de alto padrão no Antônio Cassimiro e na Vila Eulália. Estamos nos preparando para a expansão das escolas de tempo integral, além de creches em construção no Nova Petrolina e Terras do Sul que devem ser entregues em meados de 2022”, explicou.

CONCURSO

O secretário afirmou que em janeiro haverá nomeação de novos profissionais. “Em função da pandemia, o concurso homologado em 2019, foi suspenso. Em 2022 isso muda a trajetória e vamos fazer uma robusta nomeação a partir de janeiro. Por não ter havido nomeação, o Fundeb 70, que geralmente são voltados para a remuneração de professores, nós conseguimos disponibilizar o auxílio tecnológico, o rateio e aquisição de pecúnia. Aproveito para reiterar que o Fundeb 70 é voltado para quem tem formação docente e infelizmente os assistentes não integram o Fundeb, esse rateio é exclusivo profissionais de formação docente”,