Com o início do feriadão de Natal e Ano Novo, aumentam as ocorrências de afogamentos e acidentes no Rio São Francisco. O programa Nossa Voz desta sexta-feira (24) convidou o Tenente Gusmão, mergulhador do Corpo de Bombeiros, para dar recomendações e falar sobre os cuidados que devem ser tomados por banhistas e população.
O tenente destacou que o cuidado com crianças, adolescentes e com pessoas que não sabem nadar deve ser redobrado. “Recomendamos que crianças e adolescentes não fiquem sem supervisão, seja no rio, seja em piscina. Evitar brincadeiras dentro da piscina e também nas bordas. Os adultos devem ter cuidado ao ingerir comidas pesadas e bebidas alcoolicas. Nestas condições, é preferível não entrar em rios ou piscinas. Cuidado também co o excesso de confiança, próprio de quem sabe nadar, uma vez que o rio possui correnteza e esta por vezes está mais forte”, explicou. Ocorrências registradas nos últimos meses – Sempre nos meses de mais calor tem um aumento.
Para quem utiliza embarcações como jet skis e lanchas, também há alguns cuidados que devem ser observados. “Respeitar os limites de velocidade, andar sempre na direção perpendicular da margem, no mínimo de 3 nós e ficar longe de banhistas. Para quem tem cabelo longo, ideal prender, pois, se houver algum acidente, não corre o risco de incidente com a turbina. utilizar sempre colete salva-vidas. Crianças até sete anos não devem usar jet ski de jeito nenhum; de 7 a 12 anos, utilizando colete e nunca na frente do condutor”, enumera.
Caso haja afogamento, ligar para o Corpo de Bombeiros deve ser a prioridade. “Ligar imediatamente para o 193, pois qualquer minuto após o afogamento é essencial. No rio, por exemplo, é mais difícil realizar a busca, então, é necessário ainda mais agilidade. Não tentar salvar a pessoa caso não saiba nadar, pois muitas pessoas que tentam salvar acabam se afogando, tentar jogar algo que flutue para quem está se afogando segurar e oriente sempre para que nadem em direção à margem”, finaliza.