A Faculdade de Petrolina – Facape, retomou nesta segunda-feira (7), ao ensino presencial, depois de quatro semestres de aulas on-line. O retorno segue o protocolo de biossegurança adotado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Município de Petrolina. “A energia do ensino presencial é única. Basta a gente se cuidar e tudo vai dar certo”, frisou o professor Genivaldo Nascimento.
“Estou feliz com a volta pra casa (Facape), feliz em estar com os colegas. A faculdade fez mudanças significativas na rotina. Vamos ver ao longo da semana como as pessoas vão lidar com os protocolos”, ressaltou o estudante Márcio de Oliveira Silva, de 21 anos.
A aluna Eduarda Diniz, de 17 anos, estudante do primeiro período de direito se sente confiante e disse que vai começar o curso de forma presencial em meio a pandemia da Covid-19, ela declarou que está tranquila com o protocolo de biossegurança adotado pela instituição de ensino. “Estou ansiosa, mas contente e me sentindo segura em vir para aulas presenciais”.
O calendário vai seguir formato de aulas presenciais e remotas de forma alternada. As rotinas acadêmicas devem potencializar as medidas de biossegurança, realizando as adequações, planejando as adaptações e implementando mudanças significativas na organização dos espaços e no fluxo de pessoas. Os oito colegiados da Facape disponibilizaram o protocolo de biossegurança para os alunos, corpo técnico e professores. Entre as medidas de biossegurança está, por exemplo, o uso obrigatório de máscara, a manutenção de portas e janelas abertas, torneiras e dispositivos de álcool, sabonete, papel toalha, etc. A Faculdade exigiu que todos os servidores, contratados, terceirizados, bolsistas e estagiários apresentem o comprovante de vacinação contra a Covid-19.
O protocolo pode sofrer adequações a depender do cenário da pandemia e das medidas governamentais.