Moradores denunciam o descarte irregular de móveis, entulho e restos de materiais eletrônicos, na Travessa do Espinheiro, no bairro Areia Branca, em Petrolina. Em contato com o programa Nossa Voz desta terça-feira (15), um morador relatou que mesmo com a coleta regular de lixo acontecendo, os moradores preferem fazer a rua de aterro sanitário.
“Um lugar cheio de bichos, mosquitos e baratas. Esse trecho já tem a coleta de lixo, mas a população prefere depositar aqui o resto de construção e lixo doméstico”, contou o morador Erilson Nonato.
Recentemente, em outro ponto do bairro, a prefeitura realizou serviços de limpeza e de calçamento, mas os moradores já estão fazendo o descarte de resíduos na localidade. “A prefeitura limpou a rua e calçou, mas a população já está jogando entulho e lixo lá”, denunciou o morador.
O descarte de lixo de maneira irregular pode comprometer a segurança nas ruas, o meio ambiente e, principalmente, a saúde pública. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a depender da gravidade do caso, a prática pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa.