O isolamento social motivado pela pandemia tem causado muitos desgastes psicológicos. Por isso, buscar atividades que estimulem a mente se torna quase uma necessidade nesse momento, além de ser uma estratégia para aumentar a capacidade de enfrentar desafios. Nesse sentido, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está com inscrições abertas na Biblioteca Municipal Cid Carvalho, para oficinas de Arteterapia. O objetivo da ação, que conta com a parceria da Academia Sanfranciscana de Artes Visuais, é fortalecer a autoestima dos participantes, amenizar o estresse e a ansiedade, assim como ativar a imaginação e criatividade.
As oficinas serão voltadas para práticas de atividades em desenho, pintura, colagem e clientela e terão como formador, o arquiteto e artista plástico, Alberto Simões. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 4 de março, de forma presencial na Biblioteca Municipal, ou pelo telefone (87) 3862-6985, no horário das 8h às 18h. Com carga horária de 20h, as oficinas têm data prevista para começar no dia 9 de março, e serão realizadas nas quartas e quintas-feiras, das 08 às 11h30. As turmas poderão ter a participação de até 15 pessoas, que tenham idades a partir dos 18 anos.
“A Arteterapia para muitas pessoas se transforma em uma possibilidade de ressignificar e curar dores e feridas físicas e emocionais. Muitas vezes, as pessoas não conseguem verbalizar o seu estado emocional, mas através de outras linguagens, elas conseguem colocar para fora, por meio da sua produção, criatividade, as emoções que estão sendo trabalhadas e sua liberdade de expressão. É um processo terapêutico que se utiliza da arte para a promoção do bem-estar e pode ser oferecido a qualquer pessoa, que tenha ou não aptidões artísticas”, explicou o secretário Executivo de Cultura, Cássio Lucena.