No Dia Internacional da Mulher, Petrolina comemora avanços em políticas públicas

0

Conhecido como data comemorativa, o ‘Dia Internacional da Mulher’, celebrado nesta terça-feira (8) também é um importante lembrete sobre a necessidade de buscar equidade de gênero e a segurança das mulheres. Em Petrolina, a prefeitura lembra a data destacando o fortalecimento das políticas públicas que vem sendo desenvolvidas no município para garantir acesso à assistência social, educação, saúde e trabalho para o público feminino.

Um dos locais estratégicos para acolher o público feminino é o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM) que, diariamente, oferece suporte psicológico, social e jurídico às mulheres petrolinenses.

A secretária executiva da Mulher, Bruna Ruana, lembra que o espaço oferece segurança para mulheres. “O CEAM tem sido um porto seguro para muitas mulheres de Petrolina que no momento de dor não sabem e a quem recorrer. Lá elas encontraram toda rede de apoio para fazer o devido acolhimento e os encaminhamentos necessários para cada caso”, disse.

Recentemente, Petrolina também deu um importante passo no combate à violência contra as mulheres criando um comitê – que envolve diversas instituições – para atuar no monitoramento das vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas. O comitê é coordenado pela Secretaria Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade e conta com acompanhamento da Guarda Civil Municipal.

Acompanhamento:

A partir da formação do comitê, integrantes da Guarda Civil Municipal são capacitados para prestar o devido atendimento às mulheres vítimas de violência. As ações também englobam a prevenção e combate à violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Para assegurar o devido acolhimento às mulheres, a prefeitura inclusive ampliou os canais de atendimento para dar suporte jurídico, social, psicológico e ginecológico às mulheres vulneráveis. O atendimento pode ser solicitado pelo Whatsapp (87) 99165-1803.