Protagonismo e arte: Sessão solene emociona e lembra a importância da defesa de direitos da mulher

0

Com arte, músicas e poesia, a Câmara Municipal de Petrolina realizou na manhã desta quinta-feira (10) uma sessão solene com homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher. O evento, realizado e presidido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, contou com a presença de 36 integrantes do gênero, atuantes em vários segmentos da sociedade petrolinense, todas com relevantes trabalhos desenvolvidos nos mais diversos setores. 

(Foto: Nilzete Brito/ Ascom CMP)

Durante o cerimonial feito pela jornalista, Maria Lima, foram repassadas informações sobre cada participante com o histórico de vida e atuação profissional. Em seguida, Fernanda Luz, artista e integrante do grupo Balançarte  e incluída no grupo de homenageadas, fez uma performance teatral onde destacou a importância do combate à violência contra a mulher. 

Cantoras também integraram as homenagens realizadas nesta manhã. Raquel Wesley, interpretou Fascinação e encantou a todos. Vera de Maria Maga, reforçou a homenagem à mãe, Maria Maga, eterna vereadora de Petrolina, assassinada na porta de casa em abril de 2004. A artista, que avançou em mais uma fase do The Voice + da Rede Globo, prometeu dar orgulho a Petrolina, cidade onde vive e que já transborda sua admiração pela cantora. 

(Foto: Nilzete Brito/ Ascom CMP)

Relatora da comissão organizadora do evento, a vereadora Samara da Visão agradeceu a participação das convidadas e do público presente. “Um evento excepcional. Recebemos aqui mulheres de todos os segmentos. Foi muito bom, uma manhã muito produtiva e quero agradecer muito a todas as mulheres que estiveram aqui presente. Elas contribuem com o desenvolvimento do Vale do São Francisco”.

Maria Elena, uma das idealizadoras e a presidente da sessão, considera que seus objetivos foram alcançados com a solenidade. “Espero que minha avaliação, meu sentimento sejam os mesmos das nossas convidadas para esta tribuna de honra. Foram dois anos em que não vivenciamos as homenagens do Dia Internacional da Mulher com essa diversidade. Aqui nós conseguimos reunir mulheres empoderadas que nas suas profissões, nos seus ambientes de vida, conseguem fazer a transversalidade das pautas das mulheres. Acredito que atingimos o nosso objetivo que era exatamente o direito à fala num dia de ‘celebração’, para viver, refletir, avaliar e, cada vez mais, honrar a nossa ancestralidade de mulheres que em outras gerações lutaram para termos o que temos hoje, mas ainda precisamos avançar muito mais”. 

(Foto: Nilzete Brito/ Ascom CMP)

O Nossa Voz também ouviu algumas das homenageadas, entre elas a apresentadora do GR1, telejornal da TV Grande Rio, Vanda Torres. “Qualquer evento em homenagem a mulher traz uma responsabilidade muito grande, porque nós fomos escolhidas representando várias outras classes. Mas essa transição que estamos vivendo, onde há uma mudança muito rápida, onde a mulher está se tornando protagonista, ainda tem uma representatividade muito pequena. Porque nós precisamos de mais mulheres que se unam em prol dos nossos ideais e lutem para ter sua voz e briguem incansavelmente para terem seus espaços, defendam umas às outras. Somos nós, por nós mesmas sempre”. 

A diretora da TV Grande Rio, Patrícia Coelho, destacou a pluralidade e relevância dos papéis desempenhados pelas homenageadas. “Entendo que a vereadora Maria Elena, junto com a vereadora Samara tiveram um desempenho magistral. Elas conseguiram reunir mulheres de todos os segmentos, de todas as áreas, todas as cores e etnias, atrizes, cantoras. Eu acho que foi de uma riqueza. Comunicadoras, médicas, pessoas da área de Direito, de pesquisa. Elas tiveram uma inspiração imensa hoje e acho que esse dia vai ficar marcado na Câmara de Vereadores para sempre. Até porque, nos últimos dois anos por conta da pandemia, não houve essa homenagem e hoje foi muito especial,  com falas muito pertinentes. Por isso considero uma homenagem mais que justa, muito bonita, emocionante e que tocou o coração de todas nós”. 

(Foto: Nilzete Brito/ Ascom CMP)

Lucinha Mota reforçou a representatividade atingida pelo evento e estendeu a homenagem a todas as mães da nossa região. “Além de valorizar, também empodera as mulheres, as que já estão aqui, a impulsionar suas lutas e suas bandeiras extensivas a todas as mulheres dentro da sociedade e das comunidades. Eu achei muito lindo, toda a solenidade foi linda. Quero agradecer a todos os legisladores que foram eleitos de forma justa e soberana, às duas vereadoras, Maria Elena e Samara da Visão, que me convidaram para fazer parte do evento. Eu me senti honrada e elas me representam enquanto mulheres dentro desta casa. Gostaria de estender essa homenagem a todas as mulheres, mães e guerreiras aqui do Vale do São Francisco. Todas vocês estão sendo representadas através das homenageadas aqui”.

Por fim, Ana Amélia Lemos relembrou a missão de dar voz a todas em busca da garantia de direitos. “Eu fiquei muito lisonjeada de estar neste dia de homenagens em alusão ao dia da mulher. Muito agradecida às vereadoras Maria Elena Alencar e Samara da Visão pela gentileza de terem lembrado de mim nesta data tão importante. Acredito que tenho a missão de representar as mulheres da comunicação e através dela, ser vez e voz de tantas mulheres do nosso Vale e do Sertão que ainda precisam alcançar muitas conquistas  e ter acesso a muitos direitos. Foi, sem dúvidas, uma manhã linda, com apresentações e músicas, com a presença de Vera, filha de Maria Maga, uma apresentação linda de Fernanda Luz e um momento de alegria. Mas também, um momento de tristeza pelo feminicídio de Stefânia Gomes, ocorrido ontem na nossa cidade. Uma tragédia enorme, que nos deixa atentas e com os sentidos voltados para a luta contra isso. Não podemos aceitar os crimes e a violência contra a mulher de forma alguma e o Sistema Grande Rio está aqui para dar vez e voz às mulheres sempre”, salientou.

(Foto: Nilzete Brito/ Ascom CMP)