Prefeitura de Petrolina investe no desenvolvimento motor dos estudantes da Educação Infantil

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) explica que, “brincando, a criança pode se expressar, conhecer a si e ao outro, resolver conflitos e explorar o ambiente no qual está inserida”. Nesse sentido, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, investe em ações que possibilitem o desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos da Educação Infantil, com práticas pedagógicas diárias para estimular a coordenação motora, equilíbrio, lateralidade e fortalecimento do corpo. Tudo isso de forma lúdica.

As aulas são planejadas para proporcionar aos pequenos melhoria dessa capacidade, uma vez que a educação infantil é o melhor período para trabalhá-la. Exercícios como pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, desenhar, recortar, são alguns desses exemplos. A secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, explica que com a ludicidade da aula, diversas competências da BNCC são alcançadas.

Nossos pequenos estão sendo estimulados a desenvolver a psicomotricidade, com aulas diferenciadas e que despertam o seu interesse, além de melhorar suas habilidades cognitivas. As crianças passam a dominar mais o movimento, porque são desafiadas a subir, a ultrapassar os obstáculos. Além disso, há a interação com os colegas, trabalhando a questão do ‘eu e o outro’, há um relacionamento, uma quebra de timidez e desenvolvimento da coragem”, explica Poliana.

A secretária Executiva destaca ainda que a secretaria oferece aos alunos, equipamentos e materiais pedagógicos que aguçam os sentidos e contribuem para o crescimento das crianças. “Entendemos que o ato do ‘brincar’ é muito importante para o desenvolvimento dos alunos e é fundamental darmos esse suporte, através de materiais pedagógicos, quanto com a formação para as professoras. Todos esses investimentos fazem parte do Planejamento Estratégico da Gestão Municipal e têm dado resultados bastante positivos. Hoje temos uma educação infantil forte e qualitativa, que respeita o processo de desenvolvimento dos pequenos”, finalizou Poliana.