Uma lagoa de esgoto escorrendo pela rua, além do mau cheiro, atrai insetos e causa várias doenças. É esse o drama vivido pelos moradores da rua 36, do bairro Loteamento Recife, em Petrolina (PE). Em contato com o programa Nossa Voz, Maria Ivonete afirmou que vem colecionando protocolos sem solução.
“Nós estamos há mais de 12 dias com essa situação, que vem se arrastando. Desde a última chuva que ocorreu, ficou esse caos dificultando o ir e vir dos moradores, várias reclamações da compesa, tem mais protocolos do que solução do problema”, contou a moradora.
Maria Ivonete conta que o esgoto a céu aberto vem acumulando muriçocas e larvas, o que pode prejudicar a saúde dos moradores. “ A gente pede que a Compesa nos ajude, que se sensibilize com a nossa situação, porque desse jeito não pode ficar. Estamos com esgoto a céu aberto, juntado muita muriçoca e tapuru, é uma questão sanitária”, desabafou.
Questionada sobre os protocolos não atendidos, Maria contou que a Compesa não conseguiu localizar a casa. Eu abri dois protocolos, o primeiro disse que não tinham encontrado o imóvel, o que eu acho um pouco improvável, como a localização é em tempo real é impossível não encontrar. O segundo protocolo está como pendente, ainda não temos resposta alguma”.
Joyce Araújo, que mora no bairro há mais de 34 anos, disse que o problema do esgoto se estendeu após uma pavimentação. “O esgoto começou depois da pavimentação da avenida Um, não sei qual é logística que eles utilizam para pavimentar, mas a gente sofre. Tem muito idoso e criança, é questão de saúde pública. Eu sou professora, sou bióloga e sei a quantidade de malefícios que esse esgoto pode trazer, afirmou.