Inédito no sertão nordestino, Salão de Turismo promete ser um marco no Vale do São Francisco

0

O sertão do São Francisco possui riquezas culturais, históricas e naturais que ganham cada vez mais espaço no roteiro turístico dos brasileiros. É pensando no desenvolvimento das cidades dessa região que será realizado o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco, de 28 de abril a 1º de maio, na orla de Petrolina. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Distribuído numa estrutura de aproximadamente 5.000m², a feira de negócios conta com exposições de rotas turísticas, visitas técnicas, arena gastronômica, festivais de bebidas, atrações culturais, rodadas de negociações e mais uma extensa agenda de palestras, workshops e simpósios. Em breve, a programação completa será divulgada.

Um dos principais objetivos da iniciativa é contribuir para a promoção e o desenvolvimento social e econômico das cidades participantes, com a discussão de políticas públicas para capacitação profissional e o fortalecimento dos negócios locais.

 “O potencial é gigantesco e o salão vai funcionar também como uma grande vitrine turística das cidades ribeirinhas do Velho Chico”, destaca Luciano Correia, um dos idealizadores da proposta.

Pioneiro no sertão nordestino, o projeto já conta com diversos parceiros, como o Ministério do Turismo, Governo do Estado de Pernambuco, Instituições de Ensino, Sistema S, Embrapa, Codevasf, além de sindicatos, associações e outros institutos. Mais de 20 cidades de Pernambuco e da Bahia, que enxergam na proposta a possibilidade de fomentar toda a cadeia turística do Vale do São Francisco, já confirmaram presença no evento.

Exposições

Empreendedores do trade turístico, empresários e outros interessados em expor produtos e serviços durante o Salão de Turismo do Vale do São Francisco podem negociar a aquisição dos estandes com os organizadores do projeto (veja os contatos no final do texto). O tamanho de cada box será flexível e uma equipe técnica dará suporte profissional para a organização dos espaços.

“Teremos pessoas com bastante experiência em feiras para auxiliar e orientar no que for preciso: designers de interiores, engenheiros, arquitetos, cenógrafos. Poderemos fazer projetos exclusivos na forma, cor, iluminação e padrões específicos”, informa Sérgio Martins, presidente da Cooperativa de Profissionais, Produtores e Empreendedores do Turismo e do Agronegócio do Submédio São do Francisco (Coopemvale).

Promoção

O lançamento regional da feira de negócios aconteceu no dia 04 de novembro de 2021, em Juazeiro-BA, com a presença de gestores municipais, representantes de instituições parceiras, lideranças políticas e outros convidados. Já o lançamento estadual foi realizado em Recife, no último dia 17 de novembro, com a participação do secretário estadual de Turismo e Lazer e de Pernambuco, Rodrigo Novaes, do presidente da Empresa Pernambucana de Turismo, Antônio Neves Baptista, além representantes de instituições parceiras.

Organização

Idealizado por Luciano Correia e Gilberto Pires, o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco tem como realizadores a Cooperativa Mista de Profissionais, Produtores e Empreendedores Familiares do Submédio do São Francisco (Coopemvale), a Agência Criatur e de mais de 20 prefeituras do Vale do São Francisco.