Pernambuco autorizou a aplicação da segunda dose de reforço (também chamada de quarta dose) da vacina contra a Covid-19 em idosos acima dos 65 anos que receberam a primeira dose de reforço há quatro meses.
A informação foi divulgada no início da tarde nesta sexta-feira (25) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) após reunião com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, representantes municipais e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no Recife.
Segundo a SES-PE, mais de 600 mil (654.654) pessoas já receberam a primeira imunização de reforço em Pernambuco, considerando a faixa etária acima dos 65 anos. A chamada 4ª dose deve ser aplicada passados quatro meses do primeiro reforço.
“O avanço na faixa etária, neste momento, é importantíssimo diante do chamado envelhecimento do sistema imunológico, tendo em vista que a grande maioria da população idosa já contabiliza mais de quatro meses do recebimento da sua dose de reforço”, comentou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
O calendário de início das aplicação ficará a cargo de cada município, que será responsável por definir estratégias locais de vacinação para deste público.
Segundo a SES, o Estado seguirá a recomendação técnica do Ministério da Saúde, que estabelece que a aplicação da segunda dose de reforço deve ser feita com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech.
(Folha PE)