Rádio é consolidado como o veículo de comunicação preferido entre os presidenciáveis no Brasil

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Ele está longe de ser novidade. Não é supertecnológico e nem está nos “trending topics”. Mas o rádio, mídia eletrônica centenária e mais antiga do país, está na mira dos pré-candidatos a presidência do Brasil.

Apenas em fevereiro, os quatro concorrentes mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto (Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro) deram cerca de 30 entrevistas a rádios país afora.

Estações como Rede Nordeste de Rádio, Progresso FM de Juazeiro do Norte (CE), Rádio Verdes Mares de Fortaleza, Rádio Capital de Cuiabá, Rádio Clube de Pernambuco e Rádio Difusora de Mossoró (RN) celebraram a conversa com os presidenciáveis ― e deixaram que eles falassem à vontade.

“Para a estação e também para o ouvinte daquela localidade, é um evento muito grande um candidato à Presidência da República ir a sua cidade para falar com o veículo local”, afirma Murilo Cesar Soares, professor de sociologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“O eleitor pensa: ‘Nossa, ele veio aqui’ ou ‘esse candidato falou na rádio aqui da região’. E acaba se sentindo prestigiado”, diz o professor. Gerar esse tipo de sentimento, avalia ele, é muito importante numa campanha eleitoral.

Apesar de não ter o apelo das novas mídias, como o “streaming” e as redes sociais, o rádio tem crescido em número e grau e isso vem chamando a atenção dos estrategistas de campanha.

Antes da pandemia, em 2019, segundo o Ministério das Comunicações, o total de rádios no Brasil era de 9.000 emissoras. Hoje, são 10.176 – um crescimento de 13%.

A audiência também vem aumentando. Entre o último trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021, o rádio teve um crescimento de três pontos percentuais no total de ouvintes, segundo os dados de medição de audiência da Kantar Ibope Media. Cada ouvinte passa cerca de 4h14min por dia sintonizado em suas emissoras preferidas.

Com mais gente trabalhando de casa ― pelo menos nas grandes cidades ―, a audiência do rádio, até então concentrada nos carros, durante os períodos de deslocamento no trânsito, passou para os lares.

Tradicionalmente, o rádio é visto como uma companhia para os ouvintes. E, no interior, sua força é a regionalidade: a emissora local é a que divulga os fatos da comunidade.

(Fonte: CNN Brasil)

(Foto: Iara Bispo)