“A Câmara é regida por lei, não podemos tomar decisões bilaterais”, ressalta Ronaldo Cancão

0

Nesta terça-feira (18) no programa Nossa Voz, o vereador de Petrolina Ronaldo Cancão (Republicanos) concedeu uma entrevista abordando temas relevantes sobre sua atuação na Câmara Municipal. Recentemente, Cancão assumiu a presidência da Comissão de Justiça, Redação e Legislação Participativa, uma das mais importantes da Casa. Durante a conversa, ele destacou sua experiência política e enfatizou a necessidade de rigor no cumprimento do regimento interno.

“Eu sou presidente da Comissão de Justiça e Redação. Fui escolhido pelos membros do colegiado. Tenho experiência de quarto mandato. Sou muito de leis, sou muito legalizador. Prezo muito por estar garantindo com rigidez o cumprimento do regimento interno. A Câmara é regida por lei, e nós não podemos tomar decisões bilaterais que fujam dos princípios regimentais e da Lei Orgânica”, afirmou.

O vereador também ressaltou a importância de reorganizar o funcionamento da Casa Plínio Amorim. Ele criticou decisões anteriores que, segundo ele, comprometeram o ordenamento disciplinar do legislativo municipal.

“Nosso principal papel é trazer um ordenamento, uma reorganização disciplinar na Casa Plínio Amorim. Na legislatura passada, por meio de um acordo, a tribuna foi retirada, o que nunca deveria ter acontecido. A tribuna é o espaço onde o vereador manifesta suas ações, críticas e trabalhos, com um tempo de 10 minutos. Vamos resgatar esse direito.”

Outro ponto levantado foi a necessidade de transparência na prestação de contas da Câmara, conforme determinado pelo regimento interno.

“O artigo 13 do Regimento Interno estabelece que o presidente da Câmara tem a obrigação de apresentar o relatório financeiro em plenário, todo dia 20, detalhando as verbas recebidas e as despesas do mês anterior. Eu conversei com o presidente Osório, que tem feito um trabalho bacana e demonstrado humildade em ouvir as demandas. A partir do dia 20, todos os vereadores terão acesso a essas informações mensalmente.”

Sobre a segurança na Casa Legislativa, Cancão chamou a atenção para o descumprimento do artigo 233 do Regimento Interno, que determina normas específicas para a proteção do ambiente.

“A segurança da Câmara deve ser responsabilidade da direção executiva da Casa, e nunca de servidores ou da Guarda Municipal. O chefe da segurança precisa supervisionar a proibição do porte de armas, podendo revistar e desarmar qualquer pessoa, inclusive militares. Isso nunca foi cumprido, mas agora haverá um detector de metais para garantir a segurança dos vereadores, do público e da imprensa.”

O vereador também comentou sobre as obras de reforma da Câmara, destacando os avanços e prazos de conclusão.

“A reforma teve uma paralisação, mas foi retomada, priorizando a conclusão do plenário. Isso vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 7.000 mensais, que atualmente são gastos com aluguel. Dentro de 30 dias, voltaremos ao plenário e, em até 60 dias, todos os gabinetes estarão prontos. Até abril ou início de maio, a Casa Plínio Amorim estará totalmente estruturada.”

Por fim, Ronaldo Cancão anunciou um grande evento para debater a preservação do Rio São Francisco, previsto para 19 de setembro. Ele afirmou que pretende mobilizar lideranças nacionais para discutir soluções para o Velho Chico.

“Estamos planejando uma grande conferência em defesa do Rio São Francisco, chamada ‘Vida ao Velho Chico’. Queremos trazer governadores de Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco para debater soluções reais. O evento será no aniversário da cidade e terá impacto nacional.”

Com essa agenda intensa, Ronaldo Cancão reforça sua atuação em prol do fortalecimento da Câmara Municipal de Petrolina e da defesa de temas fundamentais para a região.