Durante a sessão desta terça-feira (07), o vereador Ronaldo Silva aproveitou o tempo disponível para pronunciamento com tema livre para comparar os avanços da infraestrutura de Petrolina em detrimento da assistência social. O parlamentar fez uma explanação sobre a crescente população usuária de entorpecentes na cidade, a criminalidade e a ausência de solução para famílias que estão em situação de rua por conta do uso de drogas.
“A gente viu e parabenizo o Executivo, porque é dever dele, porque o povo paga impostos nessa cidade e paga caro, assinando ordem de serviços para a reconstrução do pátio da Feira do José e Maria. Mas primeiro, tinha que fazer um trabalho social para salvar aquelas pessoas que vivem ali na droga e na cachaça. Aquilo é mais importante do que obras de cimento e cal”, cobrou.
Outro ponto crítico apontado por Silva está no Centro da cidade, onde as obras da Praça Dom Malan transferiram a problemática de lugar sem qualquer intervenção do poder público municipal. “Petrolina está um canteiro de obras, parabéns. Vimos a Praça Dom Malan cheia de tapumes. Fecharam para que os usuários de drogas não permanecessem mais ali. Eles apenas se transferiram da Praça Dom Malan para a Praça da 21 de Setembro. Minha gente, tem que fazer algo urgentemente, isso é caso de calamidade, é necessário um trabalho social nesta cidade. Nós estamos perdendo as nossas crianças, os nossos adolescentes para as drogas. Eles estão furtando, perderam o medo porque estão drogados, não tem medo de assaltar, de tomar o que é dos outros, invadir lojas para furtar, para usar drogas. E nós não temos esse trabalho nesta cidade”.
Ronaldo ainda lamentou a fragilidade dessas pessoas em situação de vulnerabilidade. “Precisamos sim de infraestrutura, mas o principal é salvar as pessoas. Petrolina está pedindo socorro. Em todos os lugares em que você anda nesta cidade, principalmente nas áreas turísticas, Bodódromo, Centro da Cidade, Orla, você só se depara com drogados, com pessoas usuárias, crianças, mães de família, até com crianças de colo e a gente não vê um trabalho social nesta cidade, para cuidar, para tratar dessas pessoas. Isso é triste”.
Por fim, o vereador cobrou uma visão holística sobre a questão das drogas em Petrolina. “Nós devemos parabenizar tudo de bom que vem para esta cidade. Petrolina é exigente, mas temos que trabalhar e cuidar. A cidade cuida hoje de infraestrutura, manga e uva e o povo está abandonado, precisando. Vá nos bairros João de Deus, São Gonçalo, nesses bairros periféricos da cidade que você verá a situação em que se encontra a população da nossa cidade. A população está pedindo socorro e temos que fazer algo”.