“A cidade nunca teve um plano de macrodrenagem”, destaca secretário sobre as chuvas em Petrolina

0

O secretário executivo de Serviço Públicos de Petrolina, Alisson Oliveira, em entrevista ao Nossa Voz, nesta segunda-feira (26), fez um balanço das ações realizadas pela pasta neste ano de 2022. Os transtornos causados pelas chuvas que ocorreram neste domingo foram destaque nos questionamentos.

Segundo o secretário, para conter os estragos que vêm sendo causados pela chuva, a previsão é que seja feito um projeto de macrodrenagem – retirada do excesso de água do solo, acumulado em áreas relativamente grandes, a nível distrital ou de microbacia hidrográfica.

“As regiões que mais choveram foram a área do Henrique Leite, Jatobá, Vitória e Fernando Idalino. Consequentemente a gente quer colocar bomba, posterior quando conseguir esvaziar a quadra da região da Avenida Dois do Henrique Leite. Não é uma solução, é um paliativo. Qual é a solução?! É importante salientar que o secretário Fred Machado está tratando com o prefeito sobre os projetos de macrodrenagem da cidade. Vai haver a necessidade que se faça de fato um processo de drenagem, não é tão simples, a cidade nunca teve um plano de macrodrenagem é a primeira vez se enfrentando dessa forma, que possa fazer por bacia e por bacia e solucionando essas questões em relação a chuva”, pontou o Alisson.

No último balanço da Defesa Civil, o mês de novembro deste ano foi considerado o novembro mais chuvoso dos últimos 30 anos, com uma média entre 190mm e 280mm, o que corresponde a quase 50% da média de chuva anual prevista, que era de 419 mm. 

Por fim, ao ser procurado qual seria a solução para as áreas que estão sofrendo com alagamentos, Alisson contou pontuou as intervenções que estão sendo feitas. “Essa área da 24, 23 do Henrique leite são as partes com maiores transtornos. Hoje, devido uma obra que está sendo feita, as áreas 29 e 30 estão tendo muito transtorno, porque  acabou fazendo um bueiro triplo e acabou jogando na rua 29 do bairro Loteamento Recife, mas o DNIT já conversou com o prefeito e tem reunião prevista para que possa ser feita alguma intervenção para que não tenha transtorno com isso”, afirmou o secretário.