O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal, veio até a região participar de uma série de eventos organizados pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho.
Na manhã desta quinta-feira (03), o secretário esteve em Dormentes- PE para conversar com a prefeita Josimara Cavalcanti, com criadores e a equipe técnica da prefeitura municipal sobre o processo de reconhecimento da raça de ovinos berganês, desenvolvida no município. O secretário visitou a feira de animais e participou de uma reunião na Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Dormentes (ASCCOD).
“Trocamos informações e passamos orientações de como podemos chegar a este reconhecimento da raça. Fiquei impressionado com a feira, com o trabalho dos criadores, com a assistência técnica que eles têm à disposição e com o apoio da prefeitura”, contou o Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.
Para Guilherme Coelho, a certificação da raça refletirá positivamente na economia, projetando, ainda mais, Dormentes como referência na ovinocaprinocultura brasileira. “O berganês nasceu aqui graças a homens visionários que, há décadas atrás, acreditaram nestes cruzamentos. Quando esses ovinos tiverem o seu registro, eles vão valer mais, vão atrair mais compradores, o que vai impulsionar a geração de renda e emprego”, comentou.
Reunião com produtores de frutas
Já no período da tarde, o secretário esteve reunido com produtores exportadores de frutas associados à Abrafrutas, na sede do Sindicato Rural de Petrolina – Patronal
O encontro foi uma oportunidade para os agricultores fazerem solicitações e apresentar alguns entraves que dificultam a produção e a venda. Mais apoio técnico e simplificação dos processos burocráticos para dar agilidade e diminuir custos no processo para exportações, foram alguns dos temas pontuados.
Na manhã dessa sexta-feira (04), o secretário José Guilherme Leal participará de eventos em Juazeiro-BA. Ele participará de uma apresentação do projeto “SEBRAE-Tec Mosca das Frutas”, no Centro de Excelência de Fruticultura, e visitará o Projeto Mandacaru.