O candidato à Prefeitura de Juazeiro pelo Partido Progressista (PP), Márcio Jandir, se manifestou sobre a recente mudança de sua candidata a vice-prefeita, Maeth Soares, do Partido Liberal (PL) para Cida Gama. Em declarações feitas na manhã desta quarta-feira (7), Jandir afirmou que a decisão foi imposta por fatores externos e que reflete uma disputa política que considera prejudicial ao processo democrático.
Segundo Jandir, a mudança não foi uma escolha voluntária, mas uma imposição vinda de “cima para baixo”. Ele expressou frustração com o que chamou de “teatro de horrores” e criticou os bastidores da política local que, na sua visão, têm levado a um cenário de indefinição e manipulação política. “Tivemos que abrir mão do nome da professora Maeth Soares do PL, mas a política quem manda são os políticos, como eu ontem, assistimos esse teatro de horrores. Eles além de já terem maltratado bastante Juazeiro, nessa eleição resolveram destruir a política. Juazeiro segue com indefinição total, porque simplesmente agora resolveram brincar e destruir a própria política. A decisão de substituir Maeth Soares pela vereadora Cida Gama foi uma resposta a uma negociação interminável que visou enfraquecer nossa chapa, mas eu quero dizer que estou triste pelo lado da professora Maeth e de todo o PL, aqueles que nos ovacionaram na Câmara de Vereadores, mas a decisão veio de cima para baixo”, afirmou Jandir.
Ele explicou que a troca ocorreu após intensas negociações que envolveram o PL e o grupo da prefeita atual. “Fomos surpreendidos por uma manobra política que se arrastou o dia todo. O PL e a prefeita utilizaram seu poder e estrutura para alterar o cenário político, resultando na substituição de Maeth Soares por Cida Gama. Essa mudança, embora inesperada, trouxe também um lado positivo, pois a inclusão de Cida Gama reforça nossa chapa com uma aliada de valor”, destacou Jandir.
Jandir, que é natural de Juazeiro, tem 53 anos e é formado em Direito pela Faculdade Católica de Salvador. Ele já exerceu o cargo de procurador do município entre 2001 e 2004 e concorre pela segunda vez ao cargo de chefe do Poder Executivo do município.
Jandir enfatizou que sua candidatura e a de Cida Gama representam uma proposta renovadora para Juazeiro, em oposição ao que considera serem práticas desleais e interesseiras no cenário político atual.
“Eu e ao lado de Cida Gomes vamos lutar em benefício do povo de Juazeiro, com muita alegria e mais empenho ainda, muito mais para mostrar a comunidade que nós estamos no caminho certo e que essas pessoas que elas se perderam. Elas não compreendem o poder, elas acham que podem mandar no povo de Juazeiro. Temos uma coligação que tem o nomeo nome de Juazeiro, porque Juazeiro não é dessas pessoas que se acham dona do poder”.