A Família Coelho: Raízes Ibéricas e frutos no Sertão de Petrolina

0

A família Coelho é uma árvore plantada em Petrolina, com seus frutos espalhados pelo Brasil. Ela reúne a história diferenciada de uma genealogia desde a Europa Ibérica, cuja descendência se espalha pelos sertões, marcando o sucesso desde a seca até os campos floridos e frutíferos ao longo do imenso Rio São Francisco. Trata-se de uma família recheada de fortes emoções, além dos negócios e da política.

O poema profético de Nilo Coelho une remeiros e vaqueiros, sonhando com uma Califórnia e erguendo, no meio da caatinga, uma cidade que reflete as ruas antigas em edifícios futuristas, trazendo consigo uma civilização florescente e cosmopolita. PETROLINA possui um traço histórico entrelaçado ao sonho de seu Quelê e ao forno vigiado de dona Josepha. Tudo isso contribuiu para a primavera deste lugar setembrino.

A sintaxe “Caiana” que criou a indústria, desejou campos irrigados e estabeleceu uma imensa universidade pelo mundo. Essa é uma literatura de Coelho, inexprimível nos versos da rua José Rabelo Padilha. Uma fonte de realidade para Petrolina rir e chorar suas emoções de ferro.