Os secretários da Infraestrutura, Fred Machado e Rodrigo Jacobina, concederam entrevista ao programa Nossa Voz,nesta terça-feira (12), e detalharam as ações realizadas pela prefeitura na área da infraestrutura em 2023.
Pavimentação e drenagem
Fred Machado destacou que a prefeitura entregou 46 ruas pavimentadas no bairro João de Deus, além de 11 ruas no Alto da Boa Vista, 11 ruas no Portal da Cidade, 5 ruas no Caminho do Sol, 4 ruas na Vila Eulália, 1 rua no Jardim Amazonas, 18 ruas em São Gonçalo, 3 ruas em Cosme Damião e José e Maria, e 4 ruas no Vila São Joaquim.
“A gente não consegue resolver o problema dos bairros de uma vez só. No Vale do Grande Rio, nós já fizemos 12 ruas, mas claro que existem alguns problemas de alagamentos tanto por conta de drenagem. Estamos finalizando um plano de macrodrenagem para a cidade, que irá orientar a execução de novas obras de drenagem”, afirmou Machado.
Além da pavimentação, segundo Machado, foram feitas obras de drenagem no bairro João de Deus e na Avenida João Cleverson, no bairro Jatobá.
“A Avenida João Cleverson é uma obra muito importante para aquela comunidade que sofria com os alagamentos misturados com esgoto. A prefeitura está fazendo a sua parte de pavimentar e também ter uma rede de drenagem para disciplinar aquelas águas até a lagoa ali do Jatoba”, disse Machado.
Novas praças
Ainda em 2023, a prefeitura entregou as praças das Nações, Rivaldo Moreira, Coliseu Valdeci Barros, Esperança e Cabrobó. “A gente também está finalizando a praça Cabrobó. E estamos próximo de entregar também a quadra aqui da Cohab 3”, disse Machado.
Obras em andamento e novos projetos
Para 2024, a prefeitura planeja entregar o Hospital Municipal João Luiz, a reforma do Centro de Convenções e a entrega da orla III.
“Chegou mais 9,7 milhões para essa obra também está em andamento. A gente está acelerando os ritmos na orla III, que vai ser uma realidade para dar continuidade e melhorar bastante a mobilidade aqui tanto vindo para o centro aqui, como também desafogar um pouco a Clementino. A gente está fazendo essa primeira etapa, abrir agora as licitações, a partir do dia 20 de Dezembro. A gente espera que a gente tenha que cumprir os ritos de licitatório, mas a gente espera ter uma empresa decente para que a gente no próximo ano já comece também essa obra importante de mobilidade. A previsão a gente acredita, se a gente começar a ir aí em janeiro ou fevereiro, creio que a gente acredita que a entrega seja até o final do ano de 2024 da orla III”, detalhou Machado.
Ainda em 2024, a prefeitura também lançará um edital para a pavimentação de mais 90 ruas, incluindo três ruas no bairro Vila Marcela.
Desafios
O secretário Jacobina reconheceu que ainda há desafios a serem superados na infraestrutura de Petrolina, como os problemas de alagamentos no Vale do Grande Rio.
“No Vale do Grande Rio, a gente tinha um contrato com a Codevasf que foi cancelado. Então a gente teve que fazer um novo orçamento, inclusive abrangendo obras de drenagem também para esse lote 2. A gente está lançando o edital ainda esse ano para que no próximo ano a gente comece também essa obra importante de mobilidade.”, disse Rodrigo Jacobina.
Jacobina, falou sobre os desafios da pavimentação no bairro Henrique Leite.
“No Henrique Leite, a gente tinha um projeto para pavimentação de oito ruas. Porém, o recurso não foi liberado. A gente tá trabalhando para conseguir esse recurso para poder realizar essa obra, que inclusive cadastramos um recurso no Novo Pac do Presidente Lula para estar angariando esse recurso Federal, para viabilizar uma obra de saneamento básico posterior no bairro do Henrique Leite”
Jacobina também falou sobre a pavimentação de mais ruas no bairro João de Deus. “No João de Deus, a gente já entregou 46 ruas. A gente tá com mais 28 projetos de pavimentação para o bairro”.
Para finalizar, contou que uma lista com um projeto de pavimentação de quase 200 ruas em Petrolina, que será distribuída em diversos bairros da cidades, entre eles estão Rio Claro, Vila Marcela, São Joaquim e João de Deus.