“A obra é do Governo Federal, todo mundo sabe disso” destaca Secretária da Comunicação da Prefeitura de Juazeiro sobre a Travessia Urbana

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Nesta  segunda-feira (18), O Nossa Voz recebeu a Secretária de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro, Fernanda Barros, e o diretor da CSTT de Juazeiro, Tenório Filho, para discutir a travessia urbana da cidade.

Fernanda Barros destacou que a administração da prefeita Suzana Ramos considera a travessia urbana como um sonho sendo realizado. Ela enfatizou que não há polêmica do lado da prefeita, apenas celebração pela concretização desse projeto. “Do lado do projeto da prefeita não existe polêmica, apenas celebração de um sonho que está sendo realizado”, destacou. 

Em relação as falas do ex-prefeito Isaac Carvalho que havia afirmado que a Prefeita estava usando a obra para se promover, Fernanda ressaltou que a obra é financiada pelo governo federal e que a política faz parte da democracia, sendo importante respeitar diferentes opiniões, desde que baseadas na verdade. “A obra é do Governo Federal, todo mundo sabe disso. Porém, a gente trata com a mentira, desinformação é um atraso que confunde a população, talvez tenha sido a especialidade do ex-prefeito Isaac que está inelegível e todo mundo que tem acesso aos seus processos jurídicos sabe disso”, contou a secretária. 

Sobre a história da travessia urbana, Fernanda explicou que, quando a prefeita assumiu o cargo, a obra estava impedida de receber recursos públicos devido a irregularidades no projeto anterior. “A prefeitura encontrou o projeto impedido de receber recursos públicos, quando ela assumiu a gestão logo nos primeiros dias foi a Brasília para entender porque essa obra estava travada há anos e lá ela descobriu que estava impedida de receber recursos públicos”, esclareceu. 

Ela mencionou que a prefeita buscou emendas parlamentares e articulações para viabilizar o projeto. “ Conseguimos uma emenda parlamentar no valor de R$2 milhões para refazer o projeto, porque a obra estava impedida de receber os recursos públicos, porque já tinha irregularidades no projeto anterior. Com isso,  ela agregou cinco viadutos a um projeto único porque eram dois”, afirmou a secretária. 

Além disso, Fernanda destacou a importância de uma emenda de bancada de 53 milhões de reais para garantir o início da obra no orçamento de 2023, que foi possível com a posse do presidente Lula.

Fernanda também mencionou que a presença do presidente do DNIT na cidade foi resultado de esforços da administração municipal e da UNIVASF. Ela enfatizou que a prefeita sempre acompanhou de perto o progresso da obra.

Tenório Filho, diretor presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), por sua vez, abordou as mudanças no trânsito da cidade e destacou a necessidade dessas alterações devido ao atraso no desenvolvimento da cidade nos últimos anos. “Quem foi prefeito durante 12 anos, não foi Tenório, não foi Fernanda e nem foi Suzana. Ele (Isaac)  devia atentar pelos 12 anos que eles conduziram em Juazeiro, isso é um reflexo dos 12 anos que nós estamos sentimos nas vias urbanas de Juazeiro, as mudanças do trânsito foram necessárias porque Juazeiro teve um atraso”, pontuou Tenório. 

Ele mencionou que a prefeitura buscou desenvolver a cidade e obter recursos do governo federal e estadual para realizar as mudanças necessárias no trânsito. “Foi um atraso no seu desenvolvimento, o grupo político anterior que recebeu do PAC 1 Dois milhões de reais e nada foi investido na qualidade de Juazeiro, hoje está no atraso. Porém, nossa prefeita vem buscando desenvolver e buscando recurso diante do Governo Federal e do Governo Estadual”, analisou. 

Tenório também destacou que a obra da travessia urbana inclui cinco viadutos e rotatórias que impactarão positivamente a mobilidade da cidade. “O projeto vai ter cinco viadutos e rotatórias. Rotatório do Calú, Mercado do Produtor, Alto do Cruzeiro. Assaí e o início da ponte.”. 

Quanto ao cronograma da obra, Fernanda informou que a prefeitura está alinhada com a empresa responsável e que as intervenções de trânsito estão sendo realizadas em conjunto para minimizar transtornos à população.  “O cronograma e as intervenções de trânsito são necessárias, nós estamos alinhados com a empresa, dando o suporte da prefeitura e estamos ajudando o município a fazer essa mudança no trânsito. Lembrando que o engenheiro da obra foi substituído recentemente. 
Ela também mencionou que a duplicação em andamento tem previsão de conclusão até o final de outubro, com a expectativa de que a obra da travessia urbana seja concluída dentro do prazo estabelecido pelo DNIT.  “Esse é o prazo que eles deram, até o final de outubro para terminar a duplicação e prazo de três anos para terminar a Travessia Urbana e a gente celebra a celeridade das obras, porque sabemos que traz transtornos para quem tem comércio, residências. A expectativa é realmente essa de que a obra siga e que o aporte de recurso seja suficiente para que não haja interrupções e que o prazo estimado pelo DNIT. Aquela apresentação foi de 24 meses e a gente fica na expectativa realmente de que se cumpra”, finalizou.