Emoção e reconhecimento marcaram a solenidade de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Nilo Coelho à diretora das rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Ana Amélia Lemos. A comenda é fruto da iniciativa da vereadora Maria Elena Alencar e foi entregue na noite desta quinta-feira (04), no auditório da Fundação Nilo Coelho, no Centro de Petrolina. O evento foi bastante prestigiado por familiares, amigos e admiradores de Ana Amélia, além de contar com as presenças do deputado federal Lucas Ramos, os prefeitos Rafael Cavalcanti (Afrânio) e Vilmar Capellaro (Lagoa Grande), a prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Petrolina, Fred Machado, o reitor da Univasf, Télio Nobre, dentre outras autoridades e renomados profissionais da imprensa do Vale do São Francisco.
“Eu tenho como premissa nos meus mandatos essa questão da visibilidade e do reconhecimento às mulheres em todas as instâncias e segmentos. Sendo filha de quem é, Ana Amélia já traz a natureza do trabalho, a pegada da luta, do compromisso e do desenvolvimento. Então, quando eu li o currículo de Ana Amélia, me chamou atenção o fato de que ao longo desses anos à frente desses veículos de comunicação, atuando há mais de 20 anos na direção da maior rádio de Petrolina, que é a Grande Rio FM, que tem uma audiência extraordinária em todo o Vale, ela faz história. A forma como ela empreende, unindo a disciplina com a modernidade, a conectividade; como ela valoriza a sua equipe, mas também cobra resultados e realiza entregas importantes dentro dos preceitos da comunicação de qualidade”, destacou Maria Elena.
Os familiares de Ana Amélia não escondiam o orgulho da trajetória construída em torno da sua realização profissional. “É com um prazer enorme de mãe que vejo a minha filha, que fez tanto esforço, estudou tanto, inclusive na Europa, realizar coisas tão importantes, assim como nós, eu e o pai dela, Osvaldo Coelho, tanto almejamos. Ana Amélia tem o dom da comunicação e tem um trabalho muito bonito de assistência social, portanto, é motivo de muito orgulho para a gente”, elogiou Ana Maria Coelho.
Para o irmão, Guilherme Coelho, foi um justo reconhecimento aos serviços prestados à cidade. “A homenagem foi muito bonita, eu gostaria de parabenizar a vereadora Maria Elena por ter essa iniciativa. Nós somos seis irmãos, Ana Amélia é a mais nova, é minha afilhada e convivemos muitos anos juntos. Ela seguiu a carreira do meu pai, com bacharel em direito e desde cedo nós notamos que ela tem uma facilidade enorme de se comunicar. E calhou dela vir trabalhar nesta área. Então, ela tem como meta a imparcialidade em relação ao jornalismo da rádio, com isso toca um sistema e todos colaboram. Portanto, quero dizer que é muito merecida a medalha, quero parabenizá-la por isso e dizer que esta casa pode ficar tranquila e ciente que entregou a medalha de tão alto nível a uma pessoa merecedora por tudo que fez e faz pela comunicação da região”.
O marido, Eduardo Lemos, falou sobre a alegria em vivenciar esse momento. “Nós estamos muito felizes. Eu e minhas filhas acreditamos que isso é a concretização, materialização de um trabalho muito bonito que Ana Amélia vem exercendo há duas décadas, cumprindo a missão que o pai dela, o saudoso Osvaldo Coelho, lhe entregou e ela tem feito isso com muita coragem, muito profissionalismo e competência”.
Emocionada, Ana Amélia Lemos, falou sobre gratidão. “Estou muito emocionada. Antes de iniciar as minhas palavras, eu preciso registrar que estava sentindo a presença do meu pai aqui, ele que me trouxe pela mão, me confiou esta missão de realizar um trabalho amplo juntos à comunidade, montar um jornalismo na Grande Rio FM. Eu segui seus passos, suas orientações e levo ele sempre no meu coração. Aqui eu vejo muitos amigos que herdei dele e fiz questão de cultivar. Estou muito grata à Câmara de Petrolina por esse reconhecimento. Todos os dias eu penso como posso mudar o mundo, ajudar Petrolina e a quem precisa. Essa é a minha preocupação latente, sempre. Eu agradeço ao trabalho da minha equipe da Grande Rio FM, temos um jornalismo que cresce e está fortalecido. Não apenas os meus olhos, meu de todos, buscando soluções, cobrindo os fatos que acontecem na cidade e isso é uma realização enorme. Eu descobri que a rádio é o meu propósito de vida. Sou uma mulher realizada com o que faço”, pontuou.
Vale destacar que a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan, a maior honraria do Poder Legislativo de Petrolina, leva o nome de uma figura histórica que dedicou sua vida ao desenvolvimento da região. A outorga a Ana Amélia representa o reconhecimento de sua trajetória profissional exemplar e de seu compromisso com a comunidade.