O superintendente da Caixa Vale do São Francisco, Francisco Estrela, discutiu hoje (8) sobre o PIS/PASEP, no programa Nossa Voz, da rádio Grande Rio FM, destacando quem tem direito ao abono salarial Pis/Pasep.
Segundo Estrela, a Caixa Econômica Federal começa a pagar, nesta quarta-feira (15), o abono salarial PIS/Pasep de 2023, de ano-base 2021. “O pagamento começa agora no dia 15 para os trabalhadores nascidos em janeiro. Eles já vão receber esse recurso em suas contas, seja poupança, corrente ou digital. É importante ressaltar que não precisam ir à Caixa, o crédito será feito automaticamente para quem trabalhou pelo menos 30 dias em 2022, recebendo até dois salários mínimos. Esse é um processo simples: divide-se o salário por 12 e multiplica-se pelos meses trabalhados. O calendário segue até agosto para os nascidos em novembro e dezembro.”
Quanto às dúvidas sobre o cronograma de pagamentos, Francisco enfatizou: “Se não sacarem na data prevista, o dinheiro será creditado na conta do beneficiário. É importante buscar informações junto ao setor de recursos humanos da empresa para garantir o recebimento. No total, mais de 30 milhões de brasileiros serão beneficiados, com um impacto positivo na economia, especialmente em Pernambuco, onde mais de 79 mil pessoas serão beneficiadas, injetando mais de um bilhão de reais na economia local.”
Sobre o programa Minha Casa Minha Vida, o Superintendente disse mencionou: “Estamos na fase de execução, com previsão de entrega para este ano. Isso vai gerar emprego e renda em nossa região”.
Além disso, reforçou sobre o prazo que o trabalho deve ter trabalhado para ter o direito ao abano ou pis pasep, ressaltando a diferença de cada. “Em relação às dúvidas sobre quem tem direito ao abono, é importante destacar que devem ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada e recebido até dois salários mínimos em 2022. A diferença entre o PIS e o PASEP é que o PIS é destinado aos trabalhadores de empresas privadas, enquanto o PASEP aos de empresas públicas. O benefício é pago através de um programa do governo federal, com recursos do FAT.”